Publicidade

Google provoca Apple sobre novo padrão de SMS mais uma vez

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2023 às 11h16

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google segue em sua batalha para convencer a Apple a adotar o protocolo de mensagens RCS, considerado um substituto mais seguro e moderno para o antigo SMS. Desta fez, a empresa contratou um outdoor com um anúncio temático de Ano Novo no Harmon Corner, um dos principais shoppings de Las Vegas, nos Estados Unidos.

A propaganda dá aquela velha provocada de sempre, dizendo que a Apple não deveria "deixar a bola cair" (ou a peteca, no ditado brasileiro) corrigindo o problema de fotos e vídeos pixelados. O anúncio é baseado no layout do RCS, colocando o robozinho verde para enviar uma mensagem à Maçã pedindo ajuda com as falhas do protocolo antigo.

Continua após a publicidade

A mensagem curta mostra um pouco mais sobre o código RCS, terminando com um apelo aos clientes para "ajudar a Apple a receber a mensagem". O Google usa a hashtag #GetTheMessage nesta campanha como forma de contar com a colaboração dos seus admiradores na pressão sobre a criadora do iPhone.

Há uma crítica ao sistema usado pela Apple porque ele comprime os dados para facilitar o envio. Isso faz com que fotos e vídeos percam a qualidade na transmissão, o que faz com que muita gente prefira usar links compartilhados do iCloud ou de outros serviços na nuvem para enviar arquivos.

Apenas a Apple não adotou o RCS

Continua após a publicidade

O Google é o principal interessado no formato RCS, pois permitiria uma espécie de iMessage entre Android e iOS. Entre as vantagens, a companhia destaca o suporte a fotos e vídeos com melhor resolução, mensagens de áudio e documentos maiores. Além disso, o serviço conta com criptografia, reações a emojis multi-plataforma e bate-papos em grupo.

O Google já tinha feito outra ação semelhante em agosto de 2022, também dentro da campanha #GetTheMessage. “A Apple apenas precisa pensar diferente”, alfineta o vídeo da campanha, em uma referência ao antigo slogan da Maçã, “Think different” (“Pense diferente”, em português).

Embora a estratégia renda memes diversos, a Apple não parece interessada em adotar o RCS. O CEO Tim Cook disse que o formato não é prioridade, principalmente porque seus usuários não pedem por isso no momento. As demais fabricantes de celular e operadoras de telefonia móvel já adotaram o protocolo defendido pelo Google, incluindo Samsung, Sony, AT&T, Verizon, T-Mobile, Motorola, Nokia e OnePlus.