Publicidade

O que é RCS? | A evolução do torpedo SMS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Outubro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Rich Communication Services (ou simplesmente “RCS”) é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia que veio para substituir o SMS. A tecnologia começou a crescer a partir de 2007, mas só em 2008 foi reconhecida pela GSM Association (GSMA), organização que representa os interesses de gigantes da telecomunicação móvel do mundo inteiro.

Diferente do SMS, o RCS é uma especificação bem mais robusta para a troca de informações entre aparelhos, mas funciona praticamente da mesma maneira. O padrão suporta:

  • Envio de mensagens de áudio, vídeo em alta resolução, imagens, stickers, arquivos e GIFs;
  • Suporte para mensagens com mais de 160 caracteres;
  • Possibilita a criação de grupos;
  • Comunicação usando internet Wi-Fi;
  • Indicador de digitação, status de visualização e envio;
  • Segurança por criptografia.
Continua após a publicidade

Tais vantagens tornam a experiência de comunicação por mensagem telefônica bem parecida com a de mensageiros modernos, como WhatsApp e Telegram. A diferença, porém, é que os envios podem acontecer mesmo quando o usuário não tiver conexão com a internet, usando os dados do celular ou vantagens do plano contratado.

Quais celulares suportam RCS?

Atualmente, praticamente todo celular Android suporta RCS para envio de mensagens — às vezes, porém, é necessário habilitar o recurso e ativá-lo remotamente com a operadora. No Sistema Operacional do Robô, o protocolo é guiado no padrão Jibe RCS, integrado ao app Mensagens (baixado de fábrica ou pela Play Store).

Continua após a publicidade

Não é necessário que duas operadoras adotem a mesma tecnologia RCS para que a comunicação aconteça — e essa é uma das principais vantagens do protocolo. A troca de mensagens entre dispositivos é garantida, mas certas operadoras e aplicativos podem ter recursos que outros não têm.

Só os usuários de iPhone não tem acesso ao RCS de nenhuma forma — e isso já foi centro de várias polêmicas. A Apple não implementou a tecnologia no mensageiro nativo, tampouco abriu espaço para ela no sistema operacional.

O RCS já chegou ao Brasil?

Sim, o protocolo RCS já está em funcionamento no Brasil há anos. Operadoras como Vivo e Claro já aderiram ao padrão e permitem que seus consumidores se comuniquem por ele.