Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Mensagens ganha novo ícone e um pacotão de novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2022 às 18h14

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Em anúncio feito hoje (20), o Google apresentou uma importante atualização que tornará o Mensagens um concorrente ainda mais interessante no mercado de mensageria. Aproveitando as vantagens do padrão RCS, o aplicativo permitirá o envio de respostas para mensagens específicas e compartilhar de reações para usuários de iPhone (que usam somente SMS para falar com Android).

A capacidade de responder diretamente a uma mensagem está presente nos principais mensageiros — WhatsApp, Telegram e Mensagens Diretas do Instagram, inclusive. A função serve para dar mais contexto ao envio, tornando a comunicação mais clara e fluida, especialmente se o papo estiver lotado de informações.

Continua após a publicidade

Quando RCS estiver habilitado, o usuário poderá selecionar uma mensagem e preparar uma resposta. O Google não deixou claro como isso será feito no app (tampouco deu previsão de lançamento para a função), mas é provável que seja por meio de um gesto “arrasta para o lado” como acontece em outros programas.

Reações com emojis do Android para iPhone

Desde o começo do ano, usuários de Android podem ver as reações com emojis enviadas por colegas com iPhone e, em breve, o Google Mensagens permitirá reagir de volta. A melhoria não dependerá do uso do RCS, uma vez que os celulares da Apple não tem suporte ao protocolo.

Continua após a publicidade

Não se sabe como as reações vão se parecer do lado do iPhone, tampouco se essas interações com emojis serão tão robustas quanto acontece no RCS. O Google também não deu previsão de lançamento para a função.

Transcrição de áudios

Outro recurso interessante que logo desembarcará no Mensagens é o transcritor de áudios. A solução do Google usa aprendizagem de máquina para adaptar o conteúdo gravado em texto, viabilizando o diálogo mesmo quando o destinatário não puder ouvir o papo naquele momento.

Ao que o anúncio do Google indica, essa função será exclusiva para dispositivos topo de linha (possivelmente, devido a limitações de hardware). A empresa mencionou que os modelos Pixel 6, 6A, 6 Pro, 7 e 7 Pro terão suporte, junto com o Galaxy Fold 4 e Galaxy S22.

Continua após a publicidade

Vídeos do YouTube em Picture-in-picture

Ao receber um link de vídeo do YouTube no Mensagens, a reprodução acontecerá em uma janela Picture-in-picture. A função deve funcionar de forma semelhante ao WhatsApp: toque no link e espere o vídeo aparecer em pop-up, podendo ser reajustado e movido da tela a vontade para manter o papo rolando.

Mensagens favoritas

Continua após a publicidade

O Mensagens enfim permite salvar mensagens como favoritas para consulta posterior. Assim como acontece nos principais mensageiros, basta selecionar o envio importante e marcá-lo com uma estrela para colocá-lo em destaque numa seção específica do app.

Mensagens de cara nova

Para sinalizar a chegada de uma nova fase ao Google Mensagens, o aplicativo agora terá um novo ícone. “Atualizaremos o ícone do Mensagens nas próximas semanas para melhor refletir a experiência moderna de mensagens de hoje e compartilhar a mesma aparência de muitos outros produtos do Google”, pontuou a empresa.

Continua após a publicidade

O novo logo continua azul, mas agora com balões translúcidos que remetem à troca de mensagens entre pessoas. “É preciso mais de um lado para conversar, e isso se reflete no design [do logo], com bolhas de mensagens sobrepostas se unindo como uma só”, explicou o Google. A renovação visual se estende aos aplicativos Contatos e Telefone, que também estão com novos ícones.