Google Mensagens ganha novo ícone e um pacotão de novidades
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Em anúncio feito hoje (20), o Google apresentou uma importante atualização que tornará o Mensagens um concorrente ainda mais interessante no mercado de mensageria. Aproveitando as vantagens do padrão RCS, o aplicativo permitirá o envio de respostas para mensagens específicas e compartilhar de reações para usuários de iPhone (que usam somente SMS para falar com Android).
- Redes social corporativa de vídeos curtos do Google está pronta para o mercado
- WhatsApp para Windows ganha novos atalhos, status online e suporte a enquetes
A capacidade de responder diretamente a uma mensagem está presente nos principais mensageiros — WhatsApp, Telegram e Mensagens Diretas do Instagram, inclusive. A função serve para dar mais contexto ao envio, tornando a comunicação mais clara e fluida, especialmente se o papo estiver lotado de informações.
Quando RCS estiver habilitado, o usuário poderá selecionar uma mensagem e preparar uma resposta. O Google não deixou claro como isso será feito no app (tampouco deu previsão de lançamento para a função), mas é provável que seja por meio de um gesto “arrasta para o lado” como acontece em outros programas.
Reações com emojis do Android para iPhone
Desde o começo do ano, usuários de Android podem ver as reações com emojis enviadas por colegas com iPhone e, em breve, o Google Mensagens permitirá reagir de volta. A melhoria não dependerá do uso do RCS, uma vez que os celulares da Apple não tem suporte ao protocolo.
Não se sabe como as reações vão se parecer do lado do iPhone, tampouco se essas interações com emojis serão tão robustas quanto acontece no RCS. O Google também não deu previsão de lançamento para a função.
Transcrição de áudios
Outro recurso interessante que logo desembarcará no Mensagens é o transcritor de áudios. A solução do Google usa aprendizagem de máquina para adaptar o conteúdo gravado em texto, viabilizando o diálogo mesmo quando o destinatário não puder ouvir o papo naquele momento.
Ao que o anúncio do Google indica, essa função será exclusiva para dispositivos topo de linha (possivelmente, devido a limitações de hardware). A empresa mencionou que os modelos Pixel 6, 6A, 6 Pro, 7 e 7 Pro terão suporte, junto com o Galaxy Fold 4 e Galaxy S22.
Vídeos do YouTube em Picture-in-picture
Ao receber um link de vídeo do YouTube no Mensagens, a reprodução acontecerá em uma janela Picture-in-picture. A função deve funcionar de forma semelhante ao WhatsApp: toque no link e espere o vídeo aparecer em pop-up, podendo ser reajustado e movido da tela a vontade para manter o papo rolando.
Mensagens favoritas
O Mensagens enfim permite salvar mensagens como favoritas para consulta posterior. Assim como acontece nos principais mensageiros, basta selecionar o envio importante e marcá-lo com uma estrela para colocá-lo em destaque numa seção específica do app.
Mensagens de cara nova
Para sinalizar a chegada de uma nova fase ao Google Mensagens, o aplicativo agora terá um novo ícone. “Atualizaremos o ícone do Mensagens nas próximas semanas para melhor refletir a experiência moderna de mensagens de hoje e compartilhar a mesma aparência de muitos outros produtos do Google”, pontuou a empresa.
O novo logo continua azul, mas agora com balões translúcidos que remetem à troca de mensagens entre pessoas. “É preciso mais de um lado para conversar, e isso se reflete no design [do logo], com bolhas de mensagens sobrepostas se unindo como uma só”, explicou o Google. A renovação visual se estende aos aplicativos Contatos e Telefone, que também estão com novos ícones.