SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

15 dicas e truques do WhatsApp para dominar o app

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2023 às 14h55

Link copiado!

\Mih83/Pixabay
\Mih83/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

São muitas as dicas e truques do WhatsApp para dominar o app que ajudam a melhorar a utilização do popular aplicativo de mensagens. Alguns são mais conhecidos, mas outros às vezes podem passar batido em meio a tantas outras funções.

Por isso, Canaltech reuniu 15 truques do WhatsApp, como ativar biometria, deixar seu nome invisível e enviar conteúdos temporários que somem após alguns dias. As dicas valem para Android e iPhone (iOS).

1. Editar uma mensagem enviada

Continua após a publicidade

O WhatsApp permite editar mensagens enviadas em conversas individuais em grupos. Esse recurso fica disponível por até 15 minutos após o envio da mensagem, sendo uma solução prática para corrigir erros de digitação. Isso significa que você pode fazer as devidas correções sem a necessidade de excluir e reenviar o texto.

2. Recuperar uma mensagem apagada

Ao apagar uma mensagem para si no WhatsApp, o botão "Desfazer" surge na parte inferior da tela para recuperar o conteúdo excluído. Esse recurso dura apenas alguns segundos e permite reverter exclusões acidentais ou equivocadas.

Continua após a publicidade

3. Conectar o WhatsApp em dois celulares diferentes

É possível utilizar a mesma conta do WhatsApp em dois celulares simultaneamente por meio do recurso de conexão em múltiplos aparelhos. Isso permite que você acesse suas conversas e interaja no mensageiro em outros dispositivos de forma independente.

Além disso, o recurso aceita até quatro dispositivos e dá liberdade para estar conectado em diferentes aparelhos de forma independente — sem perder a continuidade das suas conversas.

Continua após a publicidade

4. Enviar fotos com alta qualidade

Nas configurações do WhatsApp, é possível ajustar o aplicativo para enviar fotos com alta qualidade sem precisar enviá-las como arquivo. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. No Android, toque no botão de três pontos e acesse "Configurações". No iPhone, toque na aba "Configurações";
  2. Entre em "Armazenamento e dados";
  3. Toque em "Qualidade do arquivo de mídia";
  4. Selecione a opção "Qualidade alta".
Continua após a publicidade

5. Enviar mensagens para si

Enviar mensagens para si mesmo no WhatsApp é uma excelente opção para salvar rapidamente mensagens de texto, voz ou arquivos de mídia, sem a necessidade de criar grupos solitários ou recorrer a outros aplicativos para exportar conteúdo.

Para realizar essa ação, basta iniciar uma nova conversa e selecionar o seu próprio nome na lista de contatos. Em seguida, você pode compartilhar qualquer informação relevante que desejar salvar, tornando essa opção útil para armazenar notas, lembretes, links úteis ou qualquer outro conteúdo importante de forma rápida e prática.

Continua após a publicidade

6. Evitar o “visto por último” das mensagens de voz

O WhatsApp permite que você desabilite o “check azul” duplo das mensagens que aparece quando a outra pessoa leu o que você enviou (e vice-versa). Acontece que isso não se aplica a áudios, que ganham o selo azul de checado assim que a mensagem de voz é reproduzida.

Entretanto, há um truque para burlar essa marcação. Quando uma pessoa mandar um áudio para você, em vez de reproduzi-lo na conversa do WhatsApp, compartilhe o áudio para uma conversa com seu nome. Assim, é possível ouvir a mensagem sem a pessoa saber.

Continua após a publicidade

7. Enviar vídeos sem som

Enviar vídeos sem som no WhatsApp já é uma realidade no Android e no iPhone (iOS). O recurso fica disponível assim que você carrega um vídeo para envio, seja ele no chat com outra pessoa ou na função de Status do aplicativo. Para desativar o áudio de um vídeo, toque sobre o ícone de alto-falante, logo abaixo da linha do tempo e ao lado do tempo e tamanho do vídeo.

Continua após a publicidade

8. Escrever em negrito e itálico

Uma das formas de personalização do WhatsApp é a escrita formatada em negrito, itálico, tachado ou monoespaçado. Você pode usar tanto caracteres especiais para alterar o estilo do texto, como também usar uma ferramenta do próprio Android ou iOS. Basta selecionar a mensagem antes de enviá-la e ir na opção “BIU" para escolher o tipo de formatação.

9. Mudar o papel de parede

Continua após a publicidade

Outra alternativa para deixar o WhatsApp mais customizado é mudar o papel de parede no aplicativo. E isso pode ser feito para todas as conversas ou para cada contato. O plano de fundo pode ser em cores sólidas, temas claros e escuros disponíveis no próprio mensageiro ou usando fotos da galeria do seu celular.

Para o fundo das conversas no WhatsApp, siga os passos:

  1. Acesse as configurações do WhatsApp;
  2. Toque em "Conversas";
  3. Escolha a opção “Papel de parede”.
  4. Se quiser mudar a imagem de um contato específico, entre no perfil da pessoa e toque em “Papel de parede” (Android) ou “Papel de parede e som” (iOS).
Continua após a publicidade

10. Ativar biometria e verificação em duas etapas

De olho na segurança do WhatsApp, você pode recorrer a duas opções nativas do aplicativo. A primeira é a verificação em duas etapas, que exige a autenticação dupla para acessar sua conta. A outra é o recurso de biometria por impressão digital ou reconhecimento facial, que também só libera o acesso mediante a confirmação biométrica.

Ambas as opções podem ser ativadas nas configurações do perfil:

  1. Nas configurações do WhatsApp, entre em “Conta”.
  2. Selecione “Confirmação em duas etapas”;
  3. Para habilitar a biometria, vá em “Privacidade";
  4. Marque a chave nas opções “Bloqueio por impressão digital” (Android) ou “Bloqueio de tela” (iOS).
Continua após a publicidade

11. Enviar mensagens que se autodestroem

O WhatsApp permite enviar fotos e vídeos que se apagam sozinhos. O recurso, presente em plataformas como Facebook Messenger e Instagram, faz com que conteúdos desapareçam assim que o destinatário abre a mensagem.

E usar essa função é bem simples. Quando selecionar uma foto ou vídeo para enviar no WhatsApp, repare no ícone de um círculo com um “1" dentro. É só tocar em cima dele para que a outra pessoa só consiga ver a mídia uma única vez.

12. Silenciar grupos para sempre

Fala a verdade: quantas mensagens você recebe só pelos grupos do WhatsApp? Possivelmente dezenas por dia. Nem todo mundo quer ser bombardeado com notificações intermináveis, e aí entra a função de silenciar grupos para sempre.

O grupo não é deletado e você ainda consegue ver tudo o que mandam. Porém, você deixa de ser avisado toda vez que alguém enviar novas mensagens. Para silenciar grupos por tempo indeterminado, toque segure sobre o chat, vá em “Silenciar" e selecione a opção “Sempre”. Se quiser desbloquear as notificações, é só refazer o mesmo caminho.

13. Fixar conversas

Além das notificações de grupos que podem ser silenciadas para sempre, outra forma para deixar seu WhatsApp mais organizado é o recurso de fixar conversas. A opção pode ser útil na hora de destacar os chats em que você mais fala no aplicativo, facilitando o acesso a essas conversas.

Para fixar conversas no WhatsApp, arraste com o dedo da esquerda para a direita na janela de um contato e selecione “Fixar”, no iPhone (iOS). Em celulares Android, toque e segure sobre um contato e toque no ícone de alfinete para deixar aquela conversa em destaque no topo do app.

14. Deixar o nome invisível

Outra dica interessante para usar no mensageiro é tirar seu nome do WhatsApp. Não é uma função nativa da plataforma, mas sim um truque para adicionar um caractere Unicode especial em branco. Para deixar seu nome invisível no WhatsApp, abra seu perfil e, no campo para inserir o nome, copie e cole o caractere “⠀” (sem aspas).

15. Enviar mensagens temporárias

Por fim, um truque bem útil presente no WhatsApp é o recurso de mensagens temporárias. Diferente das mensagens que se autodestroem assim que o contato visualiza o conteúdo, a função permite pré-definir por quanto tempo suas mensagens ficarão disponíveis para a outra pessoa até serem apagadas automaticamente.

A funcionalidade precisa ser ativada individualmente em cada conversa. Para isso, siga os passos:

  1. Abra o perfil da pessoa ou grupo em uma conversa;
  2. Em “Mensagens temporárias”, defina de quanto em quanto tempo o mensageiro apagará o conteúdo daquele chat;
  3. Escolha a duração, podendo ser a cada 24 horas, 7 dias ou 90 dias.

Se quiser aprender mais um truque secreto do mensageiro, confira o guia sobre como tirar o online do WhatsApp.