Como fixar conversas no WhatsApp

Como fixar conversas no WhatsApp

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Março de 2022 às 17h50
(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)

O uso de aplicativos de mensagens se tornou quase indispensável. Apesar disso, muitos usuários têm experiências estressantes por não conhecerem recursos como o botão de fixar conversas no WhatsApp e em seus concorrentes.

Como o nome já denuncia, a ferramenta permite destacar alguns chats, que ficam presos no topo de outras conversas. Através dela, é possível encontrar contatos rapidamente. A opção também funciona como uma espécie de atalho para diálogos importantes ou pendentes. A seguir, você descobre como utilizá-la no mensageiro mais popular do Brasil, segundo a empresa de pesquisas Opinion Box.

Como fixar conversas no WhatsApp no iPhone

1. Para realizar o processo no iPhone, acesse o WhatsApp (Android l iOS l Web l Desktop) e, na aba “Conversas”, localize o chat que deseja destacar. Agora, deslize-o para a direita e clique no comando “Fixar”. Com essa ação, a conversa subirá para o topo da lista e lá permanecerá. Além disso, o chat será marcado por um ícone de alfinete;

2. Desfaça a ação com o comando “Desafixar”. Como resultado, o item será exibido pela ordem de mensagens recebidas e enviadas.

O ícone de alfinete serve para distinguir chats fixados e não-fixados (Captura: Kris Gaiato)

Como fixar conversas no WhatsApp no Android

1. Em celulares com Android, o caminho é um pouco diferente. Aqui, o usuário deve pressionar a conversa por alguns segundos para ver as opções. E, depois disso, escolher o comando “Fixar”;

2. Caso queira tirar o destaque, o caminho é o mesmo. Contudo, o botão é substituído pela opção “Desafixar”. Clique sobre ela e pronto!

Chats não-fixados seguem a ordem comum de mensagens (Captura: Igor Almenara)

Como destacar um chat na versão para PC

1. Há também como fixar conversas no WhatsApp pelo computador. Aliás, o passo a passo é o mesmo para as versões Web e Desktop. Em ambos os casos, posicione o cursor do mouse sobre os chats à esquerda e clique sobre a seta que aparecerá;

A opção também funciona nas versões para PC da plataforma (Captura: Kris Gaiato)

2. Na pequena janela de ações, selecione “Fixar conversa”. Como nas seções anteriores, basta repetir o caminho para remover o destaque.

Os ajustes feitos em qualquer versão do mensageiro são sincronizados com as demais (Captura: Kris Gaiato)

Assim como no Telegram, o mensageiro permite “prender” até três conversas no topo. Isso inclui tanto chats individuais, quanto grupos. Além disso, se você fixar uma conversa no aplicativo, ela também receberá destaque nas versões para PC da plataforma. Como você pode imaginar, a recíproca é verdadeira.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.