Como enviar um vídeo sem som no WhatsApp

Como enviar um vídeo sem som no WhatsApp

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 23 de Outubro de 2021 às 22h00
Matheus Bigogno/Canaltech

O WhatsApp (Android | iOS | Web) é uma plataforma para o envio não apenas de mensagens de texto, mas também de documentos e conteúdos em foto, áudio e vídeo. E este último ganhou uma novidade: agora é possível mandar vídeos sem som.

O recurso começou a ser liberado em fevereiro de 2021 no WhatsApp Beta para Android, e em setembro do mesmo ano para iOS. Mas agora a função finalmente está aparecendo na versão estável do mensageiro, e vale tanto para conversas únicas quanto para grupos.

A seguir, aprenda a como silenciar um vídeo no WhatsApp antes de enviá-lo para um contato.

Como enviar um vídeo sem som no WhatsApp

Passo 1: no WhatsApp, abra a conversa ou grupo que você deseja enviar um vídeo.

Encontre a pessoa ou grupo que você deseja mandar um vídeo sem som no WhatsApp (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: selecione o vídeo a ser enviado.

Assim que a prévia aparecer no WhatsApp, um botão será exibido no canto superior esquerdo, bem ao lado do tamanho total da mídia e abaixo da linha do tempo para cortar o vídeo.

Esse é o botão usado para silenciar vídeos antes de serem enviados no WhatsApp. Repare que também é mostrado o tamanho da mídia (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: toque no botão do alto-falante para silenciar o vídeo.

O ícone do alto-falante será atravessado por uma linha, indicando que o áudio daquele vídeo foi cortado (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: selecione o botão de envio, no canto inferior direito da tela, para mandar o vídeo sem som no WhatsApp. Você também pode enviar como uma visualização única, tocando no botão de "1".

Agora é só enviar o vídeo sem som para o seu contato ou grupo do WhatsApp (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Muito simples, não é mesmo? Os vídeos sem som podem ser uma boa alternativa caso você queira enviar um vídeo para um contato e dispensar a necessidade da pessoa ajustar o áudio por conta própria.

Também pode ajudar a evitar situações constrangedoras — imagina alguém abrindo um vídeo com o "gemidão do Zap” ou algo do tipo ao dar play em uma mídia no WhatsApp? Com o recurso de silenciar vídeos, isso não acontece.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.