Como mudar o papel de parede do WhatsApp

Como mudar o papel de parede do WhatsApp

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 22 de Dezembro de 2021 às 13h10
Alexander Shatov/Unsplash

Quer mudar o papel de parede do WhatsApp, mas não sabe como? O processo é bastante simples e não leva mais do que alguns segundos. Como você já deve saber, o mensageiro não se destaca quando o assunto é personalização. Apesar disso, as opções de papel de parede são bastante variadas — embora não fujam do básico.

O mensageiro oferece três categorias de imagens: Claros; Escuros; e Cores sólidas. Há também o modelo padrão de papel de parede, que pode ser habilitado a qualquer momento. E, claro, o usuário sempre pode escolher uma imagem da sua própria galeria como fundo.

Nas duas primeiras categorias, aliás, é possível habilitar uma animação do WhatsApp. O recurso basicamente move a imagem conforme a perspectiva do usuário sobre o celular — isso lembra aquelas pinturas que “seguem” o observador com os olhos, mas não chega a ser surpreendente.

A última categoria, de cores sólidas, também pode ser personalizada. Nesse caso, o usuário pode escolher se o papel de parede será liso ou terá o Doodle do WhatsApp (um conjunto de pequenos desenhos em tom mais claro). Agora que você conhece melhor a função, vamos ao passo a passo.

1. Para começar, acesse as configurações do WhatsApp (Android l iOS l Web l Desktop). No Android, toque no botão de três pontos e selecione a opção. Caso tenha um iPhone, clique no ícone de engrenagem no canto inferior direito. Depois, selecione a aba “Conversas”;

Para mudar o papel de parede do WhatsApp, acesse as configurações do aplicativo (Captura: Kris Gaiato)

2. Agora, vá em “Papel de parede”. Caso esteja no modo escuro, ajuste a luminosidade do fundo. Clique em “Escolher o papel de parede…” e, na sequência, selecione um dos modelos nativos ou uma mídia da galeria. Habilite a animação ou o Doodle com o botão do meio e, por fim, toque em “Definir”.

No modo escuro, o usuário pode ajustar a luminosidade da imagem (Captura: Kris Gaiato)

Com esse método, o usuário altera o fundo de todos os chats do aplicativo. Há, contudo, uma forma de mudar o papel de parede de cada conversa do WhatsApp. O processo, aliás, é bastante parecido.

  1. Em vez de acessar as configurações do app, entre em uma conversa. Depois, clique sobre o nome do usuário ou do grupo no topo da tela;

  2. Feito isso, selecione a aba “Papel de parede e som”. Você verá que as próximas opções são idênticas ao passo a passo anterior, portanto, basta acompanhá-lo.
Também é possível mudar o papel de parede de cada conversa no WhatsApp (Captura: Kris Gaiato)

Como funciona o papel de parede do WhatsApp

O papel de parede do WhatsApp não é um recurso que está sob os holofotes. Concorrentes como o Telegram e o Signal, por exemplo, oferecem opções de edição bem mais atraentes. Ainda assim, existem detalhes que merecem

Apesar das limitações de personalização, a plataforma consegue gravar as preferências do usuário. Portanto, se você mudar o papel de parede do WhatsApp enquanto o seu celular estiver no modo claro, o app se lembrará da opção (isso também vale para o modo escuro). Assim, sempre que o usuário alternar entre os modos, os papéis de paredes também mudarão.

Outro detalhe importante é que, embora o WhatsApp Desktop e o WhatsApp Web espelhem as conversas do aplicativo, o mesmo não ocorre com o fundo das conversas. Logo, não importa quantas vezes o usuário altere o background, outras versões do mensageiro não serão afetadas. Para fazer o ajuste, o usuário precisa acessar as configurações

Aliás, ao contrário do que ocorre no chat do Instagram, o papel de parede fica visível somente para o usuário. Com isso, outros participantes do chat não podem ver a sua tela de fundo; apenas a que eles configuraram em seus próprios aparelhos. Isso vale, inclusive, para grupos do WhatsApp.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.