Como criar uma máquina virtual no VirtualBox | Guia
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
Quer testar um novo sistema operacional no seu PC sem dificuldade? Tudo que você precisa aprender é como criar uma máquina virtual no VirtualBox. Assim é possível utilizar os recursos do Linux sem sair do Windows ou macOS, por exemplo.
O processo de virtualização consiste no uso de um “sistema dentro do outro”, ou seja, em um ambiente virtual. Ao rodar o programa, o usuário garante o acesso a outras plataformas sem ter que instalá-las diretamente no computador.
Como criar uma máquina virtual no VirtualBox
Para virtualizar no Windows, Mac ou Linux, tenha em mãos a imagem do sistema que será instalado. Em alguns casos, o download do arquivo ISO pode ser feito gratuitamente, como acontece com o Ubuntu, Fedora e outras distribuições Linux.
A Microsoft também disponibiliza o arquivo ISO do Windows 10 e Windows 11 de graça no seu site. É necessário, porém, ter uma licença (paga) para ativar os sistemas mesmo em ambientes virtuais.
Veja como criar uma máquina virtual no VirtualBox:
- Baixe e instale o VirtualBox no computador (virtualbox.org/wiki/Downloads);
- Abra o VirtualBox;
- Clique em “Novo” e digite o nome da máquina virtual;
- Confirme a pasta onde a VM será salva;
- Selecione o arquivo da imagem ISO;
- Marque a caixa “Pular Instalação Desassistida”;
- Prossiga em “Próximo”;
- Aponte a quantidade de memória RAM , a quantidade de CPUs e clique em “Próximo”
- Escolha o tamanho do armazenamento e clique em “Próximo”;
- Confirme os detalhes e clique em “Finalizar”.
Depois de configurar a máquina virtual, ela será exibida em uma lista na tela inicial do VirtualBox. Agora clique na instância que você criou e aperte no botão “Iniciar” para colocá-la para rodar e instalar o sistema operacional.
Qual é a quantidade ideal de RAM, CPU e espaço?
A quantidade de RAM, CPUs e armazenamento dedicados à máquina virtual varia entre as plataformas e as necessidades do usuário. Portanto, confira sempre os requisitos do sistema antes de fazer a virtualização.
Além da virtualização local, realizada no computador, é possível criar uma máquina virtual na nuvem sem custo algum. Esse processo permite que desenvolvedores, por exemplo, rodem aplicações remotas, guardem dados, entre outras atividades, sem consumir os recursos do PC.