Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como baixar uma ISO do Windows 10

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Agosto de 2023 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

É possível baixar uma ISO do Windows 10 para instalar o sistema operacional no seu computador com bastante facilidade, pois o software da Microsoft está disponível gratuitamente no site oficial nas versões de 32 e 64 bits.

Antes de dar o primeiro passo, é necessário conferir se você tem uma licença para instalar o Windows 10 na máquina desejada. Se estiver na dúvida, também dá para conferir se o seu Windows é original. É importante resolver essas questões antes de dar continuidade ao download do ISO.

O que é um arquivo ISO?

Continua após a publicidade

Um arquivo ISO é um compilado de vários arquivos reunidos em um só, geralmente usado na extração de conteúdos de mídias como CDs, DVDs e Blu-rays. Neste sentido, o ISO também é chamado de imagem — justamente por ser um “espelho” que reflete perfeitamente o que há dentro da mídia.

Uma das vantagens do formato ISO é abrigar o conteúdo completo dos dados presentes em um disco, e isso inclui o sistema de boot(a inicialização ou de um sistema operacional) e todos os seus agrupamentos — como menus e ferramentas para acessar arquivos. É desta maneira que muitos softwares são distribuídos no mercado.

Na contramão dos arquivos ZIP, uma imagem ISO não compacta os dados, portanto o tamanho do arquivo não deve divergir de uma mídia física. Os sistemas operacionais da Microsoft costumam usar o formato para instalação em computadores. Já algumas versões do MacOS usam a extensão CDR, que é equivalente ao ISO.

Como baixar ISO do Windows 10

Para realizar o processo, você precisa baixar o arquivo e criar uma mídia bootável no pendrive. Se for o caso, você também pode usar um DVD para realizar a ação.

Para fazer o download da ISO (ou já realizar o processo direto no pendrive ou DVD), siga o passo a passo::

  1. Acesse a página de download do Windows 10 (microsoft.com);
  2. Clique em “Baixar a ferramenta agora”;
  3. Abra o arquivo baixado;
  4. Clique em “Aceitar” nos termos de licença;
  5. Selecione “Criar mídia de instalação” e em “Avançar”;



  6. Selecione idioma, arquitetura e clique em “Avançar”;
  7. Escolha o tipo de mídia que deseja usar e toque em “Avançar”;
  8. Selecione o caminho do arquivo e inicie o download do ISO.

Se você não quiser baixar a imagem ISO do Windows 10 em uma mídia externa, o instalador oferece uma opção para baixar e atualizar o sistema operacional do próprio computador usado para fazer o procedimento.

Continua após a publicidade

Para saber o que fazer daqui em diante, confira como instalar o Windows 10 em seu computador. Se o processo convencional não funcionar, há como forçar a instalação do sistema operacional.