Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ChatGPT no Bing segue o Bard e também erra nas respostas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Fevereiro de 2023 às 19h07

Link copiado!

Owen Yin/Twitter
Owen Yin/Twitter

O ChatGPT acabou de ser integrado ao Bing, mas já demonstra sofrer do mesmo problema do Bard. A ferramenta presente no buscador também erra na hora de dar respostas para determinados assuntos. A falha é compreensível por se tratar de um produto em desenvolvimento, mas serve de alerta para que usuários permaneçam atentos.

Um pesquisador de inteligência artificial descobriu que a versão experimental do ChatGPT no Bing, equipado com a modelagem GPT-4, escorrega em algumas questões. Dmitri Brereton fez testes e postou o resultado das inconsistências das informações em seu site oficial.

Continua após a publicidade

Ao criar uma lista de pontos positivos e negativos em adquirir um aspirador de pelos de pets, a inteligência artificial apresentou informações inverídicas. O chatbot diz que o produto tem cabo curto e faz muito barulho, mas o objeto não possui fio e é bem silencioso.

O exemplo é questionável, afinal uma IA não é obrigada a conhecer um produto chamado "Bissell Pet Hair Eraser Handheld Vacuum". O problema disso é a resposta dada como afirmativa, sendo que o robô deveria apenas mencionar a incapacidade de fazer uma análise do produto.

ChatGPT peca por pagar de sabe-tudo

Em outro caso postado por Brereton, o ChatGPT do Bing foi convidado a sugerir atividades da vida noturna no México. A IA de conversação recomenda um bar chamado Cecconi, que não possui website nem aplicativo para visualizar cardápio ou fazer uma reserva. Mesmo assim, a ferramenta diz ser possível fazê-lo via web.

Continua após a publicidade

No último exemplo do pesquisador, o Bing erra ao tentar explicar o relatório financeiro da loja Gap, referente ao terceiro trimestre de 2022. A IA faz análise dos dados e diz que a companhia apresentou uma margem bruta de 37,4%, incluindo encargos de imparidade. O arquivo original, contudo, diz que o percentual foi de 38,7%, excluindo o encargo de imparidade.

Dá para ver que o maior problema atual das inteligências artificial de conversa é justamente a imprecisão. O próprio CEO da OpenAI, Sam Altman, admitiu isso em entrevista a um podcast, no qual disse que o seu produto é horrível.

O citado Bard, do Google, também errou logo no seu evento de lançamento. Ao elencar feitos do telescópio James Webb, a IA erra ao afirmar que partiu dele a primeira fotografia de um exoplaneta — na verdade, isso ocorreu em 2004.

Continua após a publicidade

O ChatGPT começou a ser integrado ao Bing em uma versão de testes com acesso limitado. Por ainda estar fechado ao público, é natural imaginar um processo constante de melhoria das equipes da OpenAI e da Microsoft. É preciso aguardar mais alguns meses para ver como será a evolução desta tecnologia.