Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As melhores VPN para usar em 2023

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Setembro de 2023 às 10h40

Link copiado!

Petter Lagson/Unsplash
Petter Lagson/Unsplash

Usar uma VPN é uma escolha importante para manter uma navegação segura e privada na web. Por isso, escolher o serviço ideal pode proteger seus dados e ainda oferecer recursos adicionais para usar a internet entre diferentes dispositivos.

O que é VPN?

Sigla para Virtual Private Network (“Rede Virtual Privada”), VPN é uma tecnologia usada para criar uma conexão privada entre um dispositivo e a internet. Ela permite se conectar a um servidor intermediário a fim de criptografar e proteger suas informações reais e esconder seus dados.

Quando você navega com uma VPN ativada, rastreadores não podem localizar seu endereço IP ou a sua localização atual, por exemplo. No lugar disso, só encontram os dados de localização do servidor. Esse recurso também pode ser usado para conferir plataformas exclusivas sem bloqueios por região.

Por que usar uma VPN?

A VPN é um dos principais métodos para proteger a sua identidade online e navegar sem deixar rastros. Dessa forma, ao acessar sites, seu endereço IP e sua localização estarão protegidos de rastreadores e possíveis hackers.

Você também pode usá-la para evitar bloqueios regionais — ao entrar num servidor dos Estados Unidos, por exemplo, a experiência é a mesma de uma pessoa que reside no próprio país. Isso permite acessar versões exclusivas dos catálogos de serviços de streaming, por exemplo.

Por fim, uma VPN ativa também pode proteger seu dispositivo de malwares e tentativas de phishing. O serviço não substitui um antivírus, mas adiciona uma camada a mais de proteção.

Assine a NordVPN e comece a navegar com segurança

As melhores VPN no Brasil em 2023

Existem diversos serviços de VPN pagos disponíveis no Brasil. Confira algumas das principais opções com base em compatibilidade com dispositivos, quantidade de servidores e recursos de proteção:

1. NordVPN

Nos testes do Canaltech a NordVPN demonstrou ter a melhor performance entre os concorrentes. O serviço conta com servidores especializados para diferentes tipos de situações, monitoramento de possíveis vazamentos de dados e outros recursos de proteção contra ameaças, como tentativas de phishing e sites com malware.

A VPN ainda conta com a Rede Mesh, que cria uma rede em LAN para acessar seus dispositivos de forma remota e conectar com outros computadores e celulares. Com isso, é possível jogar e navegar na internet com segurança e privacidade.

Destaques:

  • Compatível com Android, iOS, Linux, macOS, Windows, navegadores, Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Android TV, Amazon Fire Stick, Chromecast, Kindle, Raspberry Pi, Oculus Quest;
  • 5.500 servidores em 60 países;
  • Protocolo WireGuard;
  • Criptografia AES com chaves de 256 bits;
  • Proteção contra anúncios, malwares e rastreadores;
  • Rede Mesh.

Escolha um plano e assine a NordVPN.

2. Surfshark

A VPN da Surfshark se destaca pela quantidade de recursos e compatibilidade com diferentes dispositivos — é possível conectá-la até em videogames, se necessário. O serviço possui conexões simultâneas ilimitadas, interface intuitiva e mecanismos para garantir mais camadas de proteção sem perder a velocidade.

Destaques:

  • Compatível com Android, iOS, Linux, macOS, navegadores, Windows, Amazon Fire TV, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X;
  • 3.200 servidores espalhados em mais de 100 países;
  • Protocolo WireGuard;
  • Bloqueio contra anúncios, rastreadores, malwares e tentativas de phishing;
  • Uso ilimitado de dispositivos;
  • Bypasser para permitir que sites ignorem a VPN (útil para acessar bancos);
  • Criptografia de ponta AES-256-GCM.

Escolha um plano e assine a VPN da Surfshark.

3. Atlas VPN

O Atlas VPN é uma alternativa para quem procura um serviço de VPN com bom custo-benefício. É um dos poucos aplicativos que oferecem uma versão gratuita para conhecer as funcionalidades e ainda proteger a navegação: com o plano Basic, é possível acessar um número limitado de servidores, mas ainda aproveitar todos os recursos de segurança da plataforma.

Destaques:

  • Compatível com Android, iOS, Linux, macOS, Windows, Android TV e Amazon Fire TV;
  • Sistema de detecção de malwares e anúncios;
  • Mais de 1.000 servidores espalhados entre 40 países;
  • Protocolo WireGuard para garantir uma navegação segura e otimizada;
  • KillSwitch para interromper a conexão em sinais de instabilidade.;
  • Forma de login sem senha.

Escolha um plano e assine a Atlas VPN.

Teste de velocidade entre as VPNs

O Canaltech fez um teste na plataforma Speedtest para descobrir qual é a VPN mais rápida entre as três opções. Todos os serviços foram conectados a um servidor dos Estados Unidos e depois submetidos aos experimentos para obter as velocidades de download, upload e latência.

No final, os dados foram comparados ao mesmo teste, dessa vez feito sem conexão ativa a um servidor de VPN estrangeiro. Veja os resultados:

ServiçoVelocidade de downloadVelocidade de uploadLatência
NordVPN (servidor nos EUA)75 Mbps6 Mbps236 ms
Surfshark (servidor nos EUA)61 Mbps27 Mbps1130 ms
AtlasVPN (servidor nos EUA)68 Mbps2 Mbps277 ms
Sem VPN125 Mbps63 Mbps22 ms

Como é possível perceber, o NordVPN teve os melhores resultados para velocidade de download e latência. Por outro lado, o Surfshark se destacou pela velocidade de upload em comparação com as outras plataformas.

Os três serviços tiveram uma boa performance para a reprodução de serviços de streaming, com poucos travamentos. Além disso, foi possível navegar pela internet sem problemas, com carregamento rápido de páginas.

Comparativo entre as melhores VPNs

Compare os recursos de cada serviço e veja qual VPN é mais indicada para suas necessidades:

FunçãoAtlas VPNSurfsharkNordVPN
CompatibilidadeAndroid, iOS, Linux, macOS, Windows, Android TV e Amazon Fire TVAndroid, iOS, Linux, macOS, navegadores, Windows, Amazon Fire TV, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|XAndroid, iOS, Linux, macOS, Windows, navegadores, Nintendo Switch, PlayStation 4 e 5, Android TV, Amazon Fire Stick, Chromecast, Kindle, Raspberry Pi, Oculus Quest
Tem versão gratuita?SimNãoNão
Dispositivos conectados ao mesmo tempoIlimitadoIlimitadoMáximo de seis dispositivos
Usa protocolo WireGuard?SimSimSim
Quantidade de servidores1.0003.2005.500
Possui Rede Mesh?NãoNãoSim

Cada serviço possui uma particularidade, como a Rede Mesh da NordVPN, o plano gratuito da AtlasVPN e a conectividade do Surfshark. Você pode analisar e escolher uma plataforma mais adequada ao seu cotidiano, mas as três opções são recomendáveis para proteger a sua navegação em diferentes dispositivos.