Apple Music HD requer fones com fio e não terá áudio espacial no Android
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Ontem, a Apple anunciou que o seu streaming de áudio oferecerá suporte para músicas sem perda na qualidade e suporte à tecnologia Spatial Audio com o Dolby Atmos, mas ficou uma dúvida se qualquer dispositivo teria compatibilidade com os novos recursos. O portal 9to5Mac entrou em contato com a companhia e obteve mais esclarecimentos sobre as novidades do Apple Music.
- Apple Music anuncia música HD sem custo extra e Amazon Music responde à altura
- Apple AirPods 3 chega ainda este mês, indica informante
- Como ativar notificações de novas músicas no Apple Music
Segundo a Maçã revelou ao site, a reprodução em alta qualidade pode ser feita com qualquer fone de ouvido com fios, pois não é possível garantir o som perfeito via Bluetooth. Isso significa que os AirPods, da própria companhia, não são compatíveis com as músicas sem perdas. Nem mesmo os AirPods Max, que podem ser conectados a adaptadores 3,5 mm para uso com fio, terão suporte aos formatos de áudio digital.
Por outro lado, os donos dos fones de ouvido da Maçã podem desfrutar do som espacial com o Dolby Atmos. Ele possibilita uma ambientação 3D do som, como se houvesse um home theater portátil na sua cabeça.
Outro esclarecimento feito pela empresa é que o Android ficará de fora desta tecnologia. O Spatial Audio para este sistema operacional não virá em junho, juntamente com os novos recursos para iOS — ainda não está claro se ele chegará em uma atualização futura. Por enquanto, as principais inovações do Apple Music são exclusivas para os fãs da gigante de Cupertino e donos de iPhone.
Limitação indesejada
Para justificar a questão, a Apple explica o motivo pelo qual não é possível ouvir músicas sem perdas com conexão sem fio. O Apple Music codifica o arquivo tradicional no formato ACC com uma taxa de bits de 256 kbps, o que é bem abaixo do padrão de estúdio, mas aceitável para a maioria dos usuários com fones normais.
Já no modo sem perdas, a codificação é ALAC, com uma taxa de bits a partir de 1.411 kbps (similar ao áudio de um CD). Esse número pode ser maior ainda se o plano for o Hi Ress, porque a quantidade de bits será bem maior. A tecnologia Bluetooth só consegue atingir a velocidade máxima de 2.000 Kbps em cenários de condições ideais, o que não existe no mundo real, onde há interferências e obstáculos.
É por isso que os apps que oferecem áudio sem perda de qualidade (e não somente o Apple Music) deixam de ter suporte a tecnologia wireless para músicas em HD. Até daria para se usar um codec que comprimisse um pouco a qualidade, como o formato LDAC da Sony (990 Kbps), mas isso ainda geraria quedas na reprodução. Ademais, não há qualquer anúncio da Maçã nesse sentido.
Quais aparelhos são compatíveis?
Se a meta é ouvir música com a qualidade máxima possível, deixe os fones wireless de lado. Caso o objetivo seja a praticidade, aí você pode apelar para um Bluetooth, mas se contentando com a qualidade regular. Esta é uma listagem resumida do que é necessário para usar cada um dos novos recursos do Apple Music:
- Sem perdas: fone de ouvido com fio (exceto para AirPods Max com Lightning e/ou cabo de 3,5 mm)
- Hi Res/HD: fone de ouvido com fio com suporte a áudio em alta definição
- Áudio espacial: qualquer modelo de AirPods ou Beats com chip W1 ou H1 da Apple ou similares
Vale ressaltar que o áudio sem perdas também não funcionará com HomePod, HomePod mini ou caixinhas de som. O áudio espacial estará disponível em iMacs mais modernos e compatíveis.
Você tem Airpods? Já curte o serviço do Apple Music? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.