Vídeo mostra Huawei Mate 40 Pro rodando o sistema Harmony OS 2.0

Vídeo mostra Huawei Mate 40 Pro rodando o sistema Harmony OS 2.0

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 04 de Maio de 2021 às 14h50
Divulgação/Huawei

A Huawei é uma fabricante chinesa que tem passado por alguns problemas com o governo dos Estados Unidos. Com isso, ela ficou impossibilidade de fazer uso dos serviços do Google em novos smartphones. Dessa forma, dispositivos como o Mate 30 Pro foram lançados sem aplicativos como o YouTube, Gmail, Chrome e Play Store instalados.

Por conta disso, a marca passou a desenvolver seu próprio sistema operacional, o Harmony OS, que tem como base o Android. Ela deve começar a entregar o seu novo software para alguns dos seus smartphones já no próximo mês de junho, e também oficializar o Huawei P50 como o primeiro smartphone que já traz a novidade de fábrica.

O Harmony OS 2.0 está em beta nesse momento, e um vídeo de quatro minutos foi publicado na rede social Weibo, mostrando seu visual e também exibindo algumas mudanças. O smartphone exibido no vídeo é um Huawei Mate 40 Pro, já com a beta do sistema.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Aparentemente, a mudança principal fica por conta da nova central de controle, que pode ser puxada por meio do canto superior direito, assim como acontece hoje no iOS, da Apple. Por outro lado, puxando no canto superior direito, uma barra de pesquisa é exibida. Por fim, puxando para baixo em qualquer outro lugar na tela traz as notificações do aparelho.

Curiosamente, os aplicativos do próprio sistema abrem numa velocidade muito rápida, mas no vídeo é dito que isso só está valendo para os apps nativos, mesmo. Aplicativos de terceiros não devem ser tão velozes.

De qualquer modo, vale dizer que um Mate 40 Pro Plus atualizado para o Harmony OS permaneceu com os aplicativos do Google instalados, reforçando rumores de que o novo software tenha sido construído com base na versão Open-Source do Android. Como ainda se trata de uma beta, vale a pena ficar de olho no Canaltech para o caso de mais novidades aparecerem.

Fonte: ITHome, GSMArena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.