Google libera Android 15 para desenvolvedores antes do lançamento oficial
Por Guilherme Haas |
O Google anunciou a liberação do Android 15 para o Android Open Source Project (AOSP), permitindo que desenvolvedores tenham acesso antecipado ao código-fonte da nova versão do sistema operacional. A liberação ocorre antes da atualização oficial para aparelhos Pixel, prevista para as próximas semanas, com outros fabricantes recebendo a atualização nos próximos meses.
Android 15 para desenvolvedores
A iniciativa oferece aos desenvolvedores a oportunidade de adaptar e otimizar seus aplicativos para Android 15 utilizando o Android Studio e ferramentas como o Jetpack Compose. Google também lançou a série educativa "Spotlight Weeks", que abordará tópicos técnicos relacionados ao Android 15, ajudando desenvolvedores a explorar as novidades da plataforma.
Para os usuários do Pixel, a atualização será distribuída nas próximas semanas, segundo a companhia. No entanto, aqueles que estão inscritos no programa beta do Android 15 podem continuar recebendo as atualizações mais recentes, optando por aguardar a versão estável ou migrar para a versão beta do próximo trimestre.
A atualização do Android 15 para dispositivos de outras marcas, como Samsung, Motorola, OnePlus e Xiaomi, está prevista “para os próximos meses”, segundo o Google.
No Android 15, são esperadas várias melhorias, incluindo suporte para passkeys com um toque, detecção de roubo, e otimizações no multitarefas para dispositivos de tela grande. O sistema também permitirá restringir o acesso a certos aplicativos, focando em segurança e usabilidade.
O TalkBack, leitor de tela do Android, será atualizado para integrar a IA Gemini, oferecendo descrições de imagens em áudio. O Google também vai expandir o Circle to Search, adicionando uma função para identificar músicas, semelhante ao Shazam, ampliando a acessibilidade e a interação do usuário.
Enquanto o lançamento oficial do Android 15 não chega, os desenvolvedores podem explorar o código-fonte disponível no AOSP para entender melhor as novidades do sistema e preparar seus aplicativos para o lançamento oficial.
Leia mais notícias no Canaltech: