Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 15 deve reformular modo desktop para funcionar igual PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Abril de 2024 às 15h08

Link copiado!

Maurizio Pesce/Wikimedia Commons/CC-2.0
Maurizio Pesce/Wikimedia Commons/CC-2.0

O Google trabalha no desenvolvimento de uma experiência aprimorada do modo desktop no Android para facilitar o uso do recurso para o grande público. A novidade, descoberta pelo site Android Authority, apareceu nos códigos da última atualização da versão Android 14 QPR3 Beta 2.1. Por enquanto, as melhorias não estão habilitadas no sistema operacional, mas é possível que elas sejam implementadas junto com o Android 15 — a ser apresentado oficialmente no evento Google I/O 2024 no dia 14 de maio.

Modo desktop no Android

Desde o Android 10, de 2019, o SO conta com uma versão rudimentar do modo desktop que é usada basicamente por desenvolvedores para testar o comportamento de seus aplicativos em diferentes telas.

Continua após a publicidade

O recurso possibilita usar o celular como um desktop ou notebook, com mecanismo de navegação com janelas e a possibilidade de conectar mouse, teclado e monitor para ter uma experiência mais completa.

Porém, a versão disponível atualmente no sistema operacional do Google é pouco amigável para o grande público, com usabilidade limitada e recursos escassos. Esse cenário deve mudar na próxima versão do SO.

Segundo o time do Android Authority, o Google trabalha em ajustes que devem melhorar o modo desktop, especialmente no que se refere aos controles sobre janelas.

Continua após a publicidade

A partir dos códigos do Android 14 QPR3 Beta 2.1, a equipe identificou mecanismos para minimizar, maximizar e redimensionar as janelas de aplicativos abertos na tela do celular que vão se somar às opções de visualização lado a lado e de arrastar e soltar janelas disponíveis atualmente.

O site nota, no entanto, que muitos aplicativos ainda não têm suporte para arrastar e soltar de janelas, enquanto o modo desktop carece também de atalhos de teclado.

O Google não se pronunciou sobre as melhorias e não há uma previsão sobre o lançamento desses ajustes no Android. Há apenas a especulação de que o desenvolvimento pode estar sendo preparado para o Android 15.

Outros Androids já têm

Continua após a publicidade

Para donos de celulares Samsung ou Motorola, existe a opção de usar o aparelho em modo desktop com interface mais amigável com as soluções Samsung DeX e Motorola Ready For.

Fonte: Android Authority