Android 15 vai enviar SMS via satélite para qualquer contato
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •
O envio de mensagens via satélite já é um recurso confirmado pelo Google para o Android 15, incluso na prévia do sistema para desenvolvedores. Além de funcionar como uma alternativa aos dados móveis e ao Wi-Fi, o recurso supostamente poderá ser usado para conversar com qualquer contato, até mesmo serviços de emergência.
- Android 15 deve reativar o Bluetooth automaticamente
- Android 15 deve ganhar função nativa para esconder apps
O site 9to5Google publicou algumas informações sobre a novidade, encontradas no código do APK do Google Mensagens. O aplicativo deve incluir o aviso “Você pode enviar mensagens para qualquer pessoa, incluindo serviços de emergência”.
Outros dois recados no app se referem ao modo de usar a ferramenta: primeiro, exige que a pessoa esteja num local aberto, com uma visão clara para o céu, para poder enviar e receber mensagens sem problemas. O segundo alerta informa que o uso do satélite é mais demorado do que outros métodos tradicionais de conversa e não inclui fotos ou vídeos.
Mensagens via satélite no Android 15
A próxima geração do Sistema Operacional do Robô Verde terá suporte à conexão via satélite para enviar mensagens. Isso representa uma alternativa de comunicação para pessoas que não estão conectadas a nenhuma rede Wi-Fi ou de dados móveis.
De forma geral, a troca de mensagens é limitada e parecida com um SMS, mas o recurso tem um potencial muito importante para situações de emergência ou quando a pessoa está num local remoto, sem nenhum sinal de celular.
Vale lembrar que o rival iOS tem várias ferramentas disponíveis para emergências, mas não permite mandar mensagens para contatos da agenda. A mudança no Android permite que as pessoas conversem com qualquer outro número, o que pode ser bem útil durante algumas situações delicadas.
O que mais vem por aí
Obviamente, essa não é a única novidade que vai aparecer no Android 15. O Canaltech preparou um material especial com as principais previsões, recursos testados no Beta e uma possível janela de lançamento da versão.
Fonte: 9to5Google