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Google deve limitar o rastreamento em apps do Android para fins de publicidade

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Rubens Eishima/Canaltech
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O Google deve liberar um recurso para impedir o rastreamento de usuários por aplicativos no Android 13 a partir de 2023. A Privacy Sandbox deve chegar em estágio beta, mas já bloqueando as tentativas de monitoramento da atividade das pessoas para fins publicitários.

A "Caixa de Areia" de Privacidade do Google deve isolar programas e jogos executados no celular. O objetivo é evitar o repasse das informações coletadas, como localização, sites acessados, hábitos online e microfone para empresas de anúncios ou serviços de terceiros.

O recurso está em desenvolvimento desde fevereiro deste ano e teve como incentivo inicial o fim dos cookies de rastreamento. Os primeiros testes começaram em abril, trazendo em primeira mão as APIs Topics, FLEDGE e Attribution Reporting. Embora o foco inicial tenha sido o Google Chrome, a empresa decidiu expandir o sistema para o Android.

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APIs de segurança

A Sandbox será distribuída para alguns dispositivos antes da liberação ampla. No momento, o Google começou a liberar as APIs de integração para desenvolvedores interessados em implementar o sistema. Ainda não está claro como a integração será feita, especialmente para empresas que lidam com publicidade online.

As três APIs mencionadas devem substituir o atual modelo de IDs de publicidade, que identificam usuários de modo individual e irrestrito. Esse é um dos elementos básicos dos dispositivos Android, usados praticamente desde o início do sistema operacional, mas considerado invasivo demais.

Hoje, a maioria dos apps de Android usam métodos de rastreamento ocultos do usuário. Não se sabe ao certo quais dados são monitorados nem onde tais informações vão parar — muitas delas são repassadas para guiar anúncios digitais. Com a nova metodologia, haverá um formato mais claro de gerenciamento de dados, tanto para o usuário quanto para os devs.

Impacto nas empresas que vivem de publicidade

A iniciativa parece ser inspirada no App Tracking Transparency (ATT), implementada no ano passado no iOS, que passou a exigir dos desenvolvedores mais cautela no uso dos dados. Apps e games devem enviar um pedido de autorização de rastreamento para o usuário antes de coletar dados da navegação.

Embora isso tenha sido positivo na garantia da privacidade das pessoas, houve severos impactos nas empresas que dependem dos anúncios. A Meta (dona do Facebook e Instagram), por exemplo, teve imensos prejuízos: queda de 26% na receita da empresa de Mark Zuckerberg, valor que representa cerca de US$ 250 bilhões.

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O novo modelo promete ser menos impactante que a solução da Apple, inclusive porque o próprio Google depende da verba publicitária do Ads, mas pode mudar muita coisa nos celulares. É preciso aguardar por mais novidades para uma análise aprofundada de como o mercado será impactado.

A DuckDuckGo lançou hoje uma ferramenta que impede o repasse das informações coletadas para terceiros. O sistema não impacta no funcionamento dos aplicativos, mas monitora, identifica e barra qualquer tentativa de remover dados pessoais dos celulares.