Publicidade

DuckDuckGo leva proteção de rastreamento de aplicativos para o Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/DuckDuckGo
Reprodução/DuckDuckGo

O DuckDuckGo vai levar o recurso de proteção contra rastreamento de aplicativos (App Tracking Protection) do desktop para usuários do Android. Uma versão beta do navegador, aberta a todos os interessados, traz como destaque esse mecanismo de segurança que garante maior privacidade às pessoas.

Como o nome sugere, a ferramenta impede que aplicativos do celular rastreiem seu uso diário, as atividades online (como acesso a sites ou login em serviços) e dados pessoais. A proteção vai detectar quando um app tenta capturar e enviar seus dados para rastreadores de terceiros, agindo para bloquear essa atividade.

O navegador tem um contador em tempo real que mostra qual programa ou jogo tentou obter seus dados de modo silencioso. Segundo a DuckDuckGo, na maioria dos casos, é o próprio Google quem faz esse tipo de atividade, já que os serviços de publicidade da empresa usam o monitoramento da atividade para exibir anúncios mais relevantes.

Continua após a publicidade

A premissa não chega a ser nova, mas a abordagem adotada pela empresa de segurança digital é inédita. Em vez de bloquear o aplicativo em si, o que normalmente impede o correto funcionamento, a ferramenta apenas interrompe o processo de envio para fora do aparelho.

Games e apps precisam acessar coisas pessoais como localização, câmera, microfone e informações cadastrais para funcionarem, mas não precisam remeter isso para outro lugar ou para empresas que compram tais dados. Esses softwares continuaram acessando tudo isso para rodar direito, mas serão bloqueados se tentarem enviar algo, como forma de garantir a privacidade do usuário.

Como ativar o App Tracking Protection do DuckDuckGo no Android

Continua após a publicidade

Por ser um recurso em fase de testes, o bloqueador de rastreamento não vem ativado de fábrica. É preciso acessar as configurações para habilitá-lo manualmente. A empresa ainda não disse se pretende adicionar essa novidade como algo padrão em versões futuras do navegador.

Aprenda a ativar a proteção de rastreamento do App Tracking Protection:

  1. Baixe a versão beta do DuckDuckGo para Android;
  2. Após concluir a instalação, abra o navegador;
  3. Toque no botão de três pontos, localizado no canto superior direito;
  4. Escolha a opção "Configurações";
  5. Toque em "Proteção contra rastreamento de aplicativos";
  6. O recurso mostrará algumas informações sobre o funcionamento: toque em continuar nas opções da tela para a ferramenta ser ativada.

Se der certo, você verá todos os aplicativos que estão rastreando você e o seu telefone celular. Caso algum programa apresente mal-funcionamento, o usuário poderá conceder exceções de modo individual.

Continua após a publicidade

Conforme a DuckDuckGO, um smartphone Android com apenas 35 aplicativos instalados por ter até 2 mil tentativas de rastreamento todos os dias. A empresa afirma que uma média de 70 rastreadores de terceiros conseguem extrair dados desses aplicativos, sempre nos bastidores, sem o usuário perceber. Mesmo programas que não são usados há meses ainda podem estar rastreando a atividade para mandar para pessoas não autorizadas.

A novidade foi testada por quase um ano de modo fechado com um pequeno grupo selecionado. Agora, foi liberado de modo amplo para todos no sistema operacional do Google para celulares, porém ainda sem previsão de chegar ao iOS.