Pesquisa aponta que política antirrastreamento do iOS 14.5 é sucesso absoluto
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Privacidade parece ser uma grande prioridade para a base de usuários do iPhone. Desde que o iOS 14.5 foi liberado para o público junto da nova política de transparência da plataforma, a App Tracking Transparency (ATT), apenas 12% das pessoas autorizaram a coleta de dados por aplicativos para direcionar propagandas.
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Segundo números apresentados pela empresa de análise Flurry Analytics, o ATT foi abraçado pela imensa maioria dos consumidores. A política de privacidade aplica camadas em toda a experiência com aplicativos no iPhone, indo desde a disposição clara de informações na App Store até a solicitação de permissão para coletar dados de rastreamento.
Os resultados foram obtidos através dos próprios aplicativos da Flurry Analytics, que pertence à Verizon Media. A plataforma fornece insights para administradores de app através de sua ampla presença no mercado.
Só nos Estados Unidos, apenas 4% dos usuários continuam entregando seus dados. Já o modo restrito (quando apps não podem sequer pedir pelos dados), foi adotado por somente 3% dos usuários do iOS 14.5 no mundo — nos EUA, a taxa de opção por essa modalidade ficou em 3%.
O lançamento mais impactante para a indústria
Pelas palavras da Flurry Analytics, essa seria uma atualização histórica para a Apple, com fortes desdobramentos para toda a indústria. Tamanha adesão mostra que os usuários estão, sim, preocupados com o compartilhamento irrestrito de dados. Antes, sem controle sobre esse fator, não era possível manifestar descontentamento de uma forma clara, porém o ATT finalmente vira esse jogo.
A simples caixa de alerta sobre o recolhimento de dados pode iniciar uma enorme mudança no mercado de anúncios, antes tão dependente de informações precisas para otimizar resultados. O cenário preocupa especialmente as Big Techs (em especial, o Facebook), conhecidas por se aproveitarem do modelo de privacidade pouco restritivo.
A companhia de Mark Zuckerberg trocou farpas com a Apple por meses. Ambas se posicionaram como adversárias no quesito privacidade e, embora o Facebook tenha aceitado a derrota, ameaçou cobrar usuários que não permitissem o rastreio para propagandas.
O Google, por sua vez, interrompeu várias atualizações dos seus aplicativos no iOS desde novembro, quando parte do ATT começou a ser implementada na App Store. Apps da Gigante das Pesquisas ficaram sem novidades no iPhone por meses, até mesmo notificando usuários sobre updates que não existiam.
Se a expectativa estiver correta e o ATT realmente conquistou o público, a parcela de usuários que autoriza o fornecimento de dados tende a diminuir à medida que o iOS 14.5 se espalha. A Flurry Analytics continuará coletando essas informações para gerar conclusões e, logicamente, reportaremos tudo aqui no Canaltech.