Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 14 | O que esperar da atualização?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Abril de 2023 às 10h25

Link copiado!

Lisa Fotios/Pexels
Lisa Fotios/Pexels
Tudo sobre Google

Na terça-feira (12), o Google liberou o Android 14 Beta 1 para testadores do mundo todo. Meses após ser lançado para testes na versão Developer Preview 1 (DP1) em estado preliminar e bastante instável, o sistema deu mais um importante passo em direção ao lançamento, agora mais refinado e com novidades mais atrativas para o consumidor final.

Como as novidades são noticiadas aos poucos, o Canaltech reuniu todas as informações disponíveis até agora neste artigo. Aqui você confere os detalhes antecipados do Android 14, obtidos a partir das versões prévias, e também rumores debatidos pela comunidade.

Quando o Android 14 vai ser lançado?

Continua após a publicidade

Ainda sem confirmação oficial, mas o rumor mais recente cita que o Android 14 deve ser lançado dia 4 de outubro, junto da nova linha Pixel.

As novidades confirmadas do Android 14

Confira todos os recursos do Android 14 encontrados nas prévias liberadas pelo Google:

Previsão do tempo na tela de bloqueio

Continua após a publicidade

O recurso "At a Glance" do Android 14 (disponível só nos celulares Pixel) terá um botão para exibir ou ocultar a previsão do tempo. Contudo, o widget ainda não funciona direito.

Barra de navegação transparente

O Android 14 terá uma opção para forçar a transparência da barra de navegação em qualquer aplicativo. O recurso foi encontrado no menu de opções para desenvolvedor em Configurações.

Gesto "Voltar" mais proeminente

Continua após a publicidade

A primeira versão Beta do Android 14 também introduziu um indicador visual para o gesto "Voltar". Ao arrastar o dedo a partir da extremidade esquerda da tela, aparecerá uma seta indicando a ação do usuário, dando melhor feedback sobre a interação.

Senha oculta

Ao preencher o PIN na tela de bloqueio, o Android 14 Beta 1 agora pode ocultar os números selecionados. A função foi encontrada em desenvolvimento numa das prévias para desenvolvedores do sistema operacional, mas agora pode ser habilitada diretamente no menu de Configurações.

Continua após a publicidade

Bandeja de compartilhamento

A bandeja de compartilhamento se tornou mais personalizável e trouxe de volta o botão do Nearby Share como uma das opções padrões no Android 14 Beta 1. O recurso permitirá que desenvolvedores incluam opções no menu para melhor atender as necessidades dos próprios apps.

Desinstalar apps baixados de fábrica

Continua após a publicidade

Foi encontrado um menu secreto no Android 14 que reunirá todos os aplicativos instalados em segundo plano no celular (de fabricantes e operadoras, por exemplo), os chamados bloatwares. Segundo a descrição contida na seção, o usuário poderá desinstalar os programas que não forem necessários para o funcionamento normal do celular.

Foco em adaptabilidade

O Google quer continuar evoluindo o Android como um sistema versátil para diferentes formatos de fábrica. Dito isto, o sistema operacional proporcionará mais facilidades para que desenvolvedores tornem apps mais adaptáveis para vários formatos de tela, pensando especificamente em tablets e dobráveis.

Continua após a publicidade

Fontes maiores

A primeira prévia do Android 14 revelou que o sistema será capaz de aplicar fontes até 200% maiores que o tamanho original, contra os 130% máximos do Android 13. A função servirá para garantir maior acessibilidade para o usuário e, obviamente, favorecer o uso de dispositivos com telas maiores sem comprometer a experiência.

O sistema funcionará dinamicamente, porém. Segundo o Google, o redimensionamento de fontes acontecerá de forma não-linear: o texto que já estiver em tamanho grande não será redimensionado (com o risco de ficar enorme e ilegível no processo), priorizando aumentar os trechos que estão em tamanho reduzido.

Continua após a publicidade

Suporte para gênero gramatical

O Android 14 contará com a API Grammatical Inflection, uma ferramenta que permitirá que desenvolvedores adaptem melhor aplicativos para idiomas com gênero gramatical, como o português.

Outra função relacionada a idioma será a ampliação do controle de idioma avançado pelo lado do programador. Agora, desenvolvedores poderão escolher o idioma do app conforme a região em que ele é distribuído, permitindo rodar testes no estilo A/B e mais.

Otimizações de desempenho

Continua após a publicidade

Assim como as versões anteriores, o Android 14 deve introduzir refinamentos importantes em desempenho, fluidez e autonomia de bateria. O Google incluiu recursos voltados para a otimização de tarefas em segundo plano, aperfeiçoando o tratamento de tarefas ocultas e o consumo de componentes durante o download de arquivos.

Nova permissão para alarmes

Os aplicativos que não atuam primariamente como alarmes e relógios precisarão solicitar permissão do usuário para habilitar avisos progamados. A restrição busca limitar o consumo exagerado de bateria que essas funções podem provocar.

Adeus aos apps muito antigos

Continua após a publicidade

Como medida de proteção, o Android 14 não permitirá a instalação de aplicativos construídos sobre APIs do Android 5.1 ou mais antigos. A solução da companhia visa garantir maior segurança aos usuários, que podem ter esses programas baixados sem saber que podem ter vulnerabilidades.

Fim dos chips de celular

O Android 14 pode decretar o fim da necessidade de chips físicos (SIM) com números de celular. O sistema passaria a oferecer suporte ao eSIM, que executa as mesmas funcionalidades, mas dispensa o uso do cartão na bandeja do aparelho.

Continua após a publicidade

O sistema também poderá permitir a conversão de SIMs em eSIMs, caso a operadora permita fazer tal operação. Para quem deseja trocar de aparelho, será possível migrar o seu chip digital, abrindo as portas para uma futura transição de chips entre iPhone e Android.

O que ainda pode aparecer?

Nova tela de bloqueio

No iOS 16, a Apple tornou a tela de bloqueio uma área profundamente personalizável. Usuários podem definir papéis de parede dinâmicos, escolher o visual do relógio, mudar cores e, mais importante ainda, adicionar widgets de aplicativos. A adição tornou a seção mais robusta, única e reconhecível no iPhone.

O Android já teve uma tela de bloqueio dessas (ao menos com widgets), mas a função foi aposentada a partir do Android 4.4 KitKat. Era possível adicionar complementos à tela de bloqueio e tornar a seção ainda mais útil — isso, numa época que o SO ainda sofria com padronização visual.

Se a concorrência trouxe a função de volta, não seria estranho que o Google também revivesse essa “novidade”. O Android 14 pode trazer uma tela de bloqueio mais moderna, dinâmica e exclusiva, seguindo os padrões e conceitos do Material You e, quem sabe, aproveitando um pouco do que a Samsung apresentou na One UI 5.

Agrupamento de widgets

O Android 12 deu nova vida aos widgets que compõem o sistema e a atualização de 2022 deu mais um passo nessa modernização. É possível, portanto, que o Android 14 continue nesse mesmo caminho, e já existem funcionalidades interessantes nas quais o Google pode se inspirar.

Uma das adições está no agrupamento de widgets presente na One UI 5 e no iOS. A função permite colocar mais de um complemento numa única área e alternar entre eles com gestos, poupando espaço da tela e criando mais uma camada de personalização.

Conexão por satélite

O Google deve introduzir suporte para a conexão por satélite no Android 14. O vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas do Google, Hiroshi Lockheimer, disse no Twitter que a compatibilidade tentará democratizar a internet no mundo, levando a conectividade para “zonas mortas”.

Melhor gerenciamento de aplicativos

Um antigo problema do Android está no gerenciamento de atividade em segundo plano. Há gerações, desenvolvedores precisam lidar com implementações distintas de gerenciadores de tarefas pouco documentados que podem interferir na funcionalidade de programas. Pensando em tornar essa relação menos tumultuada, o Google inventou o The Android Resource Economy (TARE).

Trata-se de uma complexa ferramenta de gerenciamento de desempenho que reorganiza o fluxo de processamento do sistema para otimizar a execução de tarefas em segundo plano. O mecanismo aplica princípios de “oferta e demanda” para ordenar o trabalho dos bastidores, criando um suprimento de “Créditos de recursos do Android”, os chamados ARCs, que devem ser distribuídos por aplicativos para determinar a importância de cada processo.

Android 64 bits para CPUs Armv9

No Android 14, o Google deve enfim dar mais um passo na aposentadoria do Android de 32 bits. É possível que a empresa obrigue a fabricantes embarcarem dispositivos com 4 GB ou mais com a versão de 64 bits do SO, enquanto modelos com 3 GB ou menos recebem a edição de 32 bits.

Na versão “mais encorpada” do sistema, o Google consegue proporcionar maior segurança, performance e melhor capacidade de manutenção para desenvolvedores.