Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung uMCP combina memórias LPDDR5 e UFS 3.1 de celular para melhor desempenho

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Junho de 2021 às 19h50

Reprodução/xatakandroid
Reprodução/xatakandroid
Samsung
Tudo sobre Samsung
Continua após a publicidade

Apesar de ser mais conhecida pela fabricação dos processadores da família Exynos e de alguns chips Snapdragon, a divisão de semicondutores da Samsung também tem grande participação em outros segmentos, como a produção de chips de memória. As soluções da empresa equipam uma parcela significativa de eletrônicos e componentes, incluindo placas de vídeo e módulos de RAM.

A gigante sul-coreana costuma trazer algumas inovações ao mercado, como alguns dos primeiros módulos DDR5 para computação de alta performance, com 512 GB de capacidade, além de memórias LPDDR5 para notebooks e smartphones com alta velocidade e promessa de transferência de grandes arquivos em questão de segundos. Nesta terça (22), a Samsung inicia a produção em massa de mais uma grande novidade: o chip uMCP.

Samsung uMCP combina RAM e armazenamento

O grande diferencial do chip uMCP é a combinação de memória RAM LPDDR5 e de armazenamento Flash no padrão UFS 3.1 em um único pacote — ambos os componentes costumam ser equipados separadamente em smartphones. Os benefícios resultantes da técnica incluem não apenas redução no espaço ocupado, como também aumento nas velocidades de transferência.

O Samsung uMCP combina RAM e armazenamento em um único chip, aumentando a velocidade e reduzindo o espaço ocupado no celular (Imagem: Divulgação/Samsung)
O Samsung uMCP combina RAM e armazenamento em um único chip, aumentando a velocidade e reduzindo o espaço ocupado no celular (Imagem: Divulgação/Samsung)

De acordo com a companhia, a integração das memórias permitiu que o desempenho da RAM aumenta-se em cerca de 50%, passando de 17 GB/s para 25 GB/s, enquanto a velocidade do armazenamento dobrou, indo de 1,5 GB/s para 3 GB/s, quando comparadas às soluções da geração anterior. O uMCP mede 13 x 11,5 mm, e vai permitir que as fabricantes tenham espaço para adicionar recursos adicionais.

O novo chip de memória combinada da Samsung terá múltiplas configurações, com a RAM LPDDR5 variando de 6 GB a 12 GB de capacidade, e o armazenamento UFS 3.1 estando disponível em versões de 128 GB a até 512 GB.

Continua após a publicidade

Novidade chega já neste mês aos smartphones

Apesar das especificações robustas do uMCP, a solução não deve ser exclusiva de smartphones premium e topo de linha. Segundo a Samsung, podemos esperar por modelos de celulares intermediários que também cheguem ao mercado equipados com o novo chip. A empresa destaca que a novidade é parte dos esforços para popularizar o 5G e turbinar o desempenho de aparelhos mais simples.

A novidade chega ainda neste mês a smartphones premium e intermediários (Imagem: Divulgação/Samsung)
A novidade chega ainda neste mês a smartphones premium e intermediários (Imagem: Divulgação/Samsung)

Outra boa notícia é que não precisaremos esperar muito para vermos os primeiros smartphones com o uMCP. A gigante sul-coreana revelou que já estabeleceu contratos com grandes fabricantes, e espera que telefones equipados com o componente comecem a surgir no mercado ainda neste mês.

Continua após a publicidade

Fonte: PhoneArena, GSMArena, Samsung