Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S23 Ultra acaba com soberania do iPhone 14 Pro Max em teste

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Fevereiro de 2023 às 11h49

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Continua após a publicidade

Em teste de velocidade do canal PhoneBuff, o Samsung Galaxy S23 Ultra foi o primeiro celular Android a derrotar a dominância da Apple e seu iPhone 14 Pro Max. A disputa foi acirrada e acabou praticamente empatada, mas o aparelho da Samsung conseguiu completar a primeira das duas voltas da avaliação mais rápido que o rival da Maçã, uma evolução drástica em comparação aos flagships da marca no passado.

O teste é aclamado por ser um dos únicos a utilizar robôs para a abertura dos aplicativos, em duas voltas que seguem a abertura de apps e games em movimentos padronizados. Por mais que não represente 100% o uso real, o método remove da equação o fator humano, e garante que veremos a capacidade máxima dos telefones. Desde seu lançamento, o iPhone 14 Pro Max assumiu a liderança como o celular mais rápido a passar por essa avaliação, nunca sendo superado por um Android, cenário que também foi visto em gerações passadas.

Com a chegada do Galaxy S23 Ultra, a Samsung acaba de quebrar essa liderança — o dispositivo premium da gigante sul-coreana conseguiu abrir a lista de aplicativos e processar algumas das tarefas mais rapidamente que o iPhone, ainda que a margem não seja tão grande. A conquista é significativa quando consideramos que a família de celulares da Apple esteve invicta há 1.244 dias, ou cerca de 3 anos e meio, como destaca o canal.

O Samsung Galaxy S23 Ultra é o primeiro celular Android em anos a derrotar um iPhone na primeira volta do teste do PhoneBuff (Imagem: PhoneBuff/YouTube)
O Samsung Galaxy S23 Ultra é o primeiro celular Android em anos a derrotar um iPhone na primeira volta do teste do PhoneBuff (Imagem: PhoneBuff/YouTube)

Há alguns pontos interessantes para se destacar, começando pelo fato de que os apps comuns são praticamente todos abertos primeiro pelo S23 Ultra. Mais impressionante é o desempenho do dispositivo na hora de renderizar vídeos, quando apresenta uma velocidade quase idêntica à do 14 Pro Max, território em que a gigante de Cupertino possuía uma vantagem absoluta, a ponto de assumir a liderança no teste após essa etapa.

O empate tem responsáveis claros: além das memórias significativamente mais velozes, com RAM LPDDR5X e armazenamento UFS 4.0 — que promete ser 2 vezes mais rápido que o UFS 3.2 usado nos topos de linha do ano passado —, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy brilha com uma CPU potente e uma GPU muito poderosa, como também constatamos em nossos testes. Esse poder de fogo seria resultado de uma combinação de otimizações exclusivas com a litografia de 4 nm de 2ª geração da TSMC.

Continua após a publicidade

Outra comparação que impressiona é a feita com o antecessor, o Galaxy S22 Ultra, equipado com o Snapdragon 8 Gen 1 fabricado pela própria Samsung. Em outros testes, especialmente de GPU, o novo flagship chega a ser duas vezes mais veloz, desempenho que também está visível na avaliação do PhoneBuff. O modelo da geração anterior sofreu para acompanhar o iPhone, especialmente nos testes que mais estressavam a CPU.

Já disponível globalmente, inclusive no Brasi, o Galaxy S23 Ultra é o primeiro flagship premium da Samsung para 2023. Junto ao processamento encorpado, o dispositivo se destaca pelo visual refinado inspirado na extinta família Galaxy Note, a presença de uma S Pen embutida e melhorias significativas nas câmeras, incluindo um sensor principal de 200 MP. O aparelho está à venda no mercado brasileiro por preços que partem dos R$ 9.499.

Fonte: PhoneBuff