Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung anuncia chip de memória UFS 4.0 mais veloz com até 1 TB para celulares

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Maio de 2022 às 16h47

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou que sua próxima geração de chips de armazenamento Universal Flash Storage (UFS) 4.0 para dispositivos móveis tem sinal verde para início de fabricação. A nova tecnologia será ainda mais veloz que o UFS 3.1, presente em celulares como a linha Galaxy S22.

Pelo Twitter, a conta oficial da Samsung Semiconductor afirmou que o UFS 4.0 se diferencia pelo design aprimorado com melhor desempenho e maior eficiência de energia.

O novo padrão atinge velocidades de até 23,2 Gbps por faixa, capacidade duas vezes maior que o atual UFS 3.1.

Continua após a publicidade

A Samsung afirma que "essa largura de banda é perfeita para smartphones 5G que exigem grandes quantidades de processamento de dados", sendo adotada no futuro em automóveis e no segmento de realidade aumentada (AR) e virtual (VR).

O UFS 4.0 utiliza a sétima geração da arquitetura Samsung V-NAND com velocidades de leitura sequencial de até 4.200 MB/s e escrita sequencial de até 2.800 MB/s.

Há também melhoria em gerenciamento de energia, com o padrão entregando velocidade de leitura sequencial de 6,0 MB/s por mA. A empresa garante que tal marca representa "uma melhoria de 46% em relação à geração anterior".

Continua após a publicidade

Por fim, o novo módulo UFS 4.0 chega em tamanho compacto com dimensão máxima de 11 x 13 x 1 mm, e contará com capacidade de armazenamento de até 1 TB.

UFS 4.0 pode estrear no Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4?

A Samsung confirma que planeja iniciar a produção em massa do módulo UFS 4.0 no terceiro trimestre de 2022 — entre os meses de julho, agosto e setembro.

Continua após a publicidade

Com os dobráveis da empresa tendo substituído a linha Galaxy Note neste lançamento para o segundo semestre, os novos Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 devem ser apresentados em agosto, e é plausível a chegada dos dispositivos com armazenamento mais veloz e eficiente.

Por outro lado, também é possível que a Samsung espere para estrear o UFS 4.0 como um dos diferenciais da linha Galaxy S23, esperada para o início do próximo ano.

Fonte: Samsung