Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Virgin Orbit declara falência e tenta encontrar compradores

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Abril de 2023 às 18h18

Reprodução/VirginAtlantic/Twitter
Reprodução/VirginAtlantic/Twitter
Continua após a publicidade

A Virgin Orbit acaba de entrar com seu pedido de falência. A solicitação vem em meio a um período conturbado para a empresa, marcado por pausas nas operações, busca por investidores e demissões de grande parte do quadro de funcionários.

O pedido foi apresentado enquanto tenta encontrar compradores que adquiram toda a companhia ou seus ativos, como uma possível saída. “Embora tenhamos adotado grandes esforços para lidar com nossa posição financeira e assegurar financiamento adicional, devemos fazer o que é melhor para os negócios”, disse Dan Hart, CEO da Virgin Orbit.

“Acreditamos que a tecnologia de ponta para lançamentos que essa equipe criou terá grande apelo para compradores, enquanto continuamos no processo de vender a empresa”, acrescentou. Ele se refere ao sistema que conta com um avião Boeing 747 modificado para lançar pequenos foguetes, disparados sob sua asa.

Avião Boeing 747 usado pela Virgin Orbit em lançamentos espaciais (Imagem: Divulgação/Virgin Orbit)
Avião Boeing 747 usado pela Virgin Orbit em lançamentos espaciais (Imagem: Divulgação/Virgin Orbit)

A empresa afirma ter recebido um financiamento de US$ 31,6 milhões da Virgin Investments Limited, que a permitirá seguir operando enquanto tenta a venda. O bilionário Richard Branson fundou a Virgin Orbit com uma proposta diferente de sua outra companhia espacial, a Virgin Galactic, empresa focada no turismo espacial.

Os sinais da situação financeira incerta da Virgin Orbit são recentes. Em janeiro, a companhia faria seu primeiro lançamento no Reino Unido, mas a missão falhou em função de uma anomalia. Desde então, a empresa não indicou quando faria uma nova tentativa. Já em março, a Virgin Orbit anunciou uma pausa em suas operações para economizar fundos enquanto procurava recursos financeiros. Duas semanas depois, a empresa afirmou que, como não conseguiu uma soma significativa, precisaria demitir mais de 600 funcionários.

Fonte: Virgin Orbit