Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Virgin Orbit sofre anomalia em seu primeiro lançamento internacional

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Janeiro de 2023 às 14h01

Link copiado!

Reprodução/VirginAtlantic/Twitter
Reprodução/VirginAtlantic/Twitter

A norte-americana Virgin Orbit sofreu uma anomalia durante seu primeiro lançamento no Reino Unido. Nesta segunda-feira (9), a empresa iria levar nove satélites para uso civil e militar à órbita da Terra, mas anunciou a falha cerca de duas horas após o início da missão.

Para a missão, chamada "Start Me Up" em referência à música homônima da banda The Rolling Stones, a empresa usou a aeronave Cosmic Girl, um Boeing 747 modificado. Quando alcançou 10 km de altitude, o veículo liberou um foguete com os satélites em seu interior, que acionou seus motores e alcançou o espaço. A separação dos estágios do foguete, ocorrida em seguida, pareceu ter corrido bem.

Continua após a publicidade

Cerca de duas horas após o avião deixar o solo, a empresa anunciou a falha em uma publicação no Twitter. “Entretanto, em algum momento durante o acionamento do motor do segundo estágio e com o foguete viajando a mais de 17 mil km/h, o sistema teve uma anomalia e encerrou a missão prematuramente”, disse a empresa, em um comunicado. Segundo a Virgin Orbit, a tripulação a bodo e o avião retornaram em segurança ao solo.

Alguns dos satélites da missão eram voltados para monitoramento e defesa do Reino Unido, enquanto outros tinham foco em tecnologias de navegação. No comunicado, a Virgin Orbit destacou que, apesar de a missão não ter chegado à órbita final, ela representa um passo importante para a empresa.

“Os esforços por trás do voo trouxeram novas parcerias e uma colaboração integrada de diferentes parceiros”, escreveram. A Virgin Orbit afirmou também que vai investigar a natureza da falha e tomar ações corretivas, e que planeja retornar ao espaço assim que a investigação completa do ocorrido estiver concluída.

A transmissão completa do lançamento está disponível abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: Virgin Orbit