Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 3 será revelado em 24 de outubro, confirma Qualcomm

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Junho de 2023 às 11h08

Qualcomm
Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm
Continua após a publicidade

Por meio de suas redes sociais, a Qualcomm anunciou a data de sua conferência Snapdragon Summit, quando deverá revelar seu novo processador topo de linha Snapdragon 8 Gen 3. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, cerca de um mês antes do esperado.

Snapdragon 8 Gen 3 chegará antes do esperado (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Snapdragon 8 Gen 3 chegará antes do esperado (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Gen 2 apareceu em 15 de novembro de 2022. Antes disso, as plataformas da Qualcomm costumavam ser apresentadas durante o mês de dezembro.

De acordo com rumores anteriores, esse adiantamento seria uma estratégia da marca em relação ao lançamento do MediaTek Dimensity 9300, que deve chegar em setembro ou outubro. Assim como é tradicional, o Summit acontecerá em Maui, no Havaí.

Snapdragon 8 Gen 3 deve ter nova configuração de núcleos

Plataforma pode trazer mais núcleos de alto desempenho (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Plataforma pode trazer mais núcleos de alto desempenho (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Muitos detalhes ainda precisam ser revelados em relação ao Snapdragon 8 Gen 3, mas informações anteriores já indicaram que a plataforma virá com uma nova configuração de núcleos. Em vez do 1+2+2+3 implementado no Gen 1 e Gen 2, ela deve trazer um arranjo 1+5+2.

Continua após a publicidade

Dessa forma, espera-se que o processador tenha um núcleo Cortex-X4 para máxima performance, aliado a cinco Cortex-A720 para alto desempenho e mais dois Cortex-A620 para eficiência energética. O chipset ainda deve contar com GPU Adreno 750, e aumento de cache L3 de 8 MB para 10 MB.

Na prática, isso significa que o Gen 3 deve trazer um salto de performance considerável em relação ao seu antecessor. Contudo, aspectos como a economia de bateria poderão ser afetados pela nova configuração de núcleos.

Testes preliminares na plataforma Geekbench mostraram que, de fato, o processador virá com grandes melhorias de desempenho. Afinal, ele teria sido capaz de alcançar 1.930 pontos em single-core e 6.236 em multi-core — para efeito de comparação, o A16 Bionic do iPhone 14 Pro/Pro Max fez 1.874 e 5.384 pontos, respectivamente.

Como ainda faltam alguns meses até a oficialização do Snapdragon 8 Gen 3, mais informações sobre ele podem aparecer por meio de vazamentos adicionais. A princípio, a lista dos primeiros aparelhos a trazerem a plataforma deve incluir o Xiaomi 14, OnePlus 12, Realme GT5 e outros.