Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 jogos que completam 20 anos em 2022

Por| Editado por Bruna Penilhas | 21 de Fevereiro de 2022 às 17h59

Divulgação/Rockstar Games/Nintendo/Square Enix
Divulgação/Rockstar Games/Nintendo/Square Enix
Continua após a publicidade

Vários jogos famosos e incríveis lançados em 1998 estão completando 20 aninhos de vida em 2022, e nós estamos aqui para lembrá-los de que a idade está batendo na nossa porta. Afinal, quem não lembra de GTA Vice City, Super Mario Sunshine e Kingdom Hearts, por exemplo?

Confira a lista que o Canaltech preparou de jogos que completam 20 anos em 2022 — aproveite para também conferir os games que completam 10 anos em 2022. Lembra de algum outro game? Compartilhe conosco através das redes sociais!

10. Eternal Darkness: Sanity's Requiem

Quem diz que “a Nintendo só faz jogo de criança” está completamente enganado ou não se lembra de Eternal Darkness: Sanity's Requiem. O jogo, exclusivo para o GameCube, é um terror psicológico que acompanha uma garota, Alex Roivas, na mansão do seu falecido avô. No local, ela encontra um livro, encadernado com pele e ossos humanos, escrito por diferentes personagens, e o jogador assume o controle de cada um deles ao decorrer da história.

O principal triunfo foi um inovador sistema de insanidade: uma barra que media a tensão do protagonista. Quando essa barra era preenchida, coisas bizarras aconteciam, como o console fingindo desligar sozinho, o save sendo deletado (isso é aterrorizante em qualquer jogo, não é?), alterações nos controles e até mesmo mortes falsas. Infelizmente, a franquia está na geladeira, mas torcemos para que a Nintendo traga-a de volta algum dia.

9. Warcraft III: Reign of Chaos

Continua após a publicidade

Esse jogo já vem com aquele barulhinho de internet discada. Warcraft III: Reign of Chaos, da Blizzard Entertainment, foi um dos RTS (estratégia em tempo real) mais importantes da época, principalmente pela transição do gênero 2D para o 3D. O game também conta com uma história profunda, modo multiplayer online de ponta e uma jogabilidade divertida.

Um remaster, chamado Warcraft III: Reforged, foi lançado em 2020, mas acabou sendo um fracasso de crítica e de público. Por isso, preferimos ficar com a memória clássica e saudosista do antigo.

8. Super Mario Sunshine

Continua após a publicidade

Super Mario Sunshine é um dos jogos mais experimentais da franquia. Lançado para GameCube, o título se passa em uma ilha paradisíaca que está sendo infestada por uma gosma poluente.

A principal novidade foi o F.L.U.D.D., um dispositivo capaz de lançar água. Preso nas costas de Mario como uma mochila, o equipamento consegue limpar a ilha, servir como um jetpack e, é claro, derrotar inimigos. No entanto, alguns fãs consideram Sunshine um jogo mediano por conta da dificuldade elevada e pela gameplay não tão divertida.

7. The Elder Scrolls III: Morrowind

Continua após a publicidade

The Elder Scrolls é sinônimo de um bom RPG épico, e com Morrowind não foi diferente. O game da Bethesda era bonito e gigantesco para sua época — não à toa, levou vários prêmios de Jogo do Ano. Você personaliza seu personagem à vontade e desbrava a Ilha de Vvardenfell, em Morrowind, um lugar imersivo, repleto de histórias e personagens a serem descobertos.

O jogo também possui duas expansões: Tribunal, que se passa na capital de Morrowind, e Bloodmoon, situado na ilha de Solstheim, próximo à Skyrim, que adicionam mais algumas boas dezenas de horas ao game. Se você jogou o mais recente Skyrim, vale a pena dar uma olhada no seu irmão mais velho caso tenha a oportunidade.

6. Splinter Cell

Continua após a publicidade

Tom Clancy’s Splinter Cell, da Ubisoft, coloca você no controle de Sam Fisher, um agente secreto altamente treinado da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. O gameplay é totalmente focado em stealth, ou seja, o jogador precisa completar missões e extrair informações de maneira totalmente furtiva — isso com um bando de obstáculos e inimigos com inteligência artificial bem poderosa para a época.

Em dezembro de 2021, foi confirmado que um remake do Splinter Cell original está em desenvolvimento pela Ubisoft Toronto, o mesmo estúdio de Splinter Cell: Blacklist. Os jogadores podem esperar visual, performance e jogabilidade melhorados, além de um novo motor gráfico, chamado Snowdrop, que também é usado em The Division e Mario + Rabbids, por exemplo. No entanto, ainda não há previsão de lançamento para o jogo.

Continua após a publicidade

5. Resident Evil Zero

Este game se passa antes dos eventos do primeiro Resident Evil, ou seja, é uma prequel. O título revela alguns mistérios que aconteceram na mansão Spencer e conta as origens da Umbrella Corporation, a empresa causadora de toda a destruição de Racoon City.

Durante a jogatina, você alterna entre dois personagens: Rebecca Chambers, integrante da S.T.A.R.S; e o ex-tenente Billy Coen, um fugitivo da justiça condenado à morte. Eles se unem repentinamente após se depararem com uma horda de zumbis. Personagens importantes como o vilão Albert Wesker e o cientista William Birkin marcam presença no game.

Continua após a publicidade

4. The Legend of Zelda: The Wind Waker

Não se deixe enganar pelo visual mais cartunesco e infantil de The Wind Waker, pois o game é um dos preferidos dos fãs. O jogo abandona o design mais sério de Ocarina of Time e Majora’s Mask e adota um mundo com cores vibrantes, em uma Hyrule como um continente submerso pela água.

O game introduz um sistema de navegação bem divertido e oferece algumas das melhores dungeons da série até hoje. O problema é que é bem difícil de encontrá-lo à venda: o jogo ganhou uma remasterização para Wii U, mas… quase ninguém tem um Wii U, não é mesmo? Fiquemos no aguardo de um port para Nintendo Switch.

Continua após a publicidade

3. Metroid Prime

A série Metroid é conhecida pela sua câmera em 2D, que mostra a protagonista Samus andando para lá e para cá, principalmente, na horizontal. Metroid Prime, porém, deu uma nova cara à franquia, transformando-a em um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) e logo ganhando o status de série derivada — o famoso spin-off.

O último Metroid Prime lançado foi o 3, Corruption, para Wii em 2007. Até existe um Metroid Prime 4 em desenvolvimento, o qual foi anunciado em 2017, mas o título foi adiado por tempo indeterminado em 2019. Será que veremos um novo jogo em breve para Nintendo Switch?

Continua após a publicidade

2. Kingdom Hearts

Kingdom Hearts conseguiu fazer uma mistura um tanto improvável: ele junta personagens originais da Square Enix com os da Disney — sim, estamos falando de Mickey, Pato Donald, Pateta, Aladdin, Tarzan, Malévola e tantos outros nomes icônicos.

Um detalhe curioso é que a primeira conversa sobre o jogo aconteceu… em um elevador. Em um certo dia, um produtor da Square Enix encontrou um executivo da filial japonesa da Disney, e aproveitou para dar a ideia. Nem preciso dizer que deu certo, né? O game foi um sucesso de crítica e de público, tornando-se uma das franquias mais aclamadas do gênero de RPG. Eu admito que fico arrepiado só de ouvir a trilha sonora...

Continua após a publicidade

1. GTA Vice City

Um dos maiores sucessos do PlayStation 2 (disputando os holofotes com San Andreas), Vice City conta a história do mafioso Tommy Vercetti, um criminoso que acabou de sair da cadeia e já está em busca de poder pela cidade, um lugar paradisíaco inspirado na Miami da vida real.

Esse foi o primeiro jogo da franquia a se passar no passado, mais precisamente na década de 1980. A ambientação colorida e a trilha sonora excelente contribuíam muito para a imersão naquele universo — até tocava Michael Jackson nas rádios! Some isso aos personagens cativantes, a história divertida e as melhorias no gameplay e temos um dos games mais nostálgicos de 20 anos atrás. É uma pena que a versão remasterizada não correspondeu à grandeza do jogo.