Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 filmes e séries sobre carros e seus criadores

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Março de 2022 às 20h30

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech
Continua após a publicidade

Entre F1: Dirigir Para Viver e o recém-lançado Gran Turismo 7, a cultura automotiva está mais forte do que nunca no mundo do entretenimento. Mas não é como se ela, em algum momento, estivesse em baixa, já que séries, documentários e filmes sempre aproveitaram o amor das pessoas pelos carros e as grandes histórias motorizadas para situar seus conflitos, romances e mistérios.

Da janela dos carros, dá para observar grandes paisagens ou realizar sonhos de vida. Pisando fundo, seguem grandes perseguições ou momentos épicos de tensão. E no som do motor, se desenrolam histórias e grandes momentos.

Pensando nisso, o Canaltech selecionou 7 dos melhores filmes e séries que falam sobre a nossa paixão pelos carros.

7. The Grand Tour

A série original do Amazon Prime Video tem Jeremy Clarkson, Richard Hammond, James May e Andy Wilman, um elenco bem conhecido dos apaixonados por carros. Os apresentadores originais de Top Gear, da BBC, convidam celebridades para correr com carros velozes e disputarem entre si nos circuitos, enquanto apresentam algumas das máquinas mais interessantes de hoje e sempre.

Após três temporadas, a partir de 2019, The Grand Tour mudou um pouco seu formato. Os carros, claro, não foram deixados de lado, mas passaram a serem integrados às viagens dos apresentadores, em uma mistura de cultura automotiva com local que os levou do Vietnã à França em uma série de especiais.

Continua após a publicidade

The Grand Tour tem três temporadas e vem ganhando especiais de tempos em tempos. A série completa está disponível no Amazon Prime Video.

6. Se O Meu Fusca Falasse

Continua após a publicidade

A adoração pelo veículo mais clássico da Volkswagen é grande entre os brasileiros, com direito a clubes especializados e piadas que podem nem sempre enaltecer o carro, mas firmaram sua presença no imaginário popular.

A série de filmes Se O Meu Fusca Falasse, da Disney, nasceu em 1968 e é mais um representante dessa linhagem, com Herbie, um modelo do Fusca lançado em 1953, sendo um astro tanto quanto atores como Dean Jones (Jailhouse Rock) e Bruce Campbell (Evil Dead).

Começou com um corredor dispensado por sua equipe e que encontrou em um Fusquinha o caminho para a retomada, e evoluiu para uma franquia com quatro filmes até agora e uma série com cinco episódios.

No mais recente, Herbie: Meu Fusca Turbinado, Lindsay Lohan (Meninas Malvadas) e Michael Keaton (Batman) estão nos papéis centrais, com ela ansiando se tornar piloto da NASCAR e, como no passado, encontrando seu caminho em uma velha máquina.

Continua após a publicidade

Os cinco filmes da franquia Se O Meu Fusca Falasse, que a partir do segundo, sempre fazem referência ao nome de Herbie, estão disponíveis no Disney+.

5. 60 Segundos

Ainda na ficção, mas com uma pegada completamente diferente, este clássico do cinema de ação traz Nicholas Cage (O Motoqueiro Fantasma) e Angelina Jolie (Eternos) como os protagonistas. Eles são membros de uma gangue que, em maus lençóis, recebe uma tarefa ingrata: roubar 50 carros de luxo em uma única noite.

Continua após a publicidade

A lista de veículos é de fazer inveja em qualquer amante dos carros, incluindo modelos como o Aston Martin DB1, a Ferrari 550 Maranello e até um Bel Air conversível, da Chevrolet. O carro “principal”, digamos assim, é Eleanor, um Shelby Mustang GT500 que é dirigido pelo personagem de Cage e teve cinco unidades destruídas durante a filmagem.

O longa dirigido por Dominic Sena (A Senha: Swordfish) abusa das cenas com os veículos, exibindo detalhes e também grandes perseguições. 60 Segundos está disponível no Star+.

4. Tucker: O Homem e seu Sonho

Continua após a publicidade

Apenas dois nomes já bastam para você prestar atenção nesta indicação. Temos Jeff Bridges (O Grande Lebowski) sendo dirigido por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão) retratando a história real de Preston Tucker, um projetista que desenvolve um carro revolucionário e enfrenta a hostilidade de uma indústria automotiva que ainda começava a deslanchar.

A história real acontece nos anos 1940, quando se fala muito de futuro. O Tucker Sedan 48, também chamado de Torpedo, tinha três faróis e um design arrojado para a época, com foco nas linhas modernas e na aerodinâmica, sendo capaz de alcançar mais de 190km/h. A ambição do projetista estadunidense, porém, acabou mal quando ele faliu e conseguiu entregar apenas 51 unidades do carro.

Esse, inclusive, era um dos carros dos sonhos de Coppola, que tinha uma das unidades preservada em sua vinícola.

Continua após a publicidade

Tucker: O Homem e seu Sonho pode ser assistido de graça na Pluto TV.

3. John DeLorean: Visionário ou Vigarista?

Essa mistura de documentário com adaptação cinematográfica conta a história por trás de um dos veículos mais consagrados da história do cinema. Quem assistiu De Volta Para o Futuro conhece bem a máquina do tempo construída no interior de um DMC DeLorean; o longa tornaria o carro um clássico. Sua história real, porém, não é tão brilhante assim.

Continua após a publicidade

Alec Baldwin (30 Rock) interpreta o personagem principal nas reconstituições de momentos importantes de sua trajetória, desde os tempos da General Motors até a ambição não-concretizada de entregar o melhor carro esportivo do mundo. Não deu muito certo, em uma história com direito a acusações de fraude, atrasos na entrega, crises financeiras e até acusações de tráfico de drogas.

John DeLorean: Visionário ou Vigarista? pode ser alugado nos serviços Apple TV, Play Store e Claro Vídeo.

2. Apex: A História do Hipercarro

Continua após a publicidade

A Koenigsegg é o centro deste documentário lançado em 2016, focado na construção do One: 1, um supercarro que nasceu com a ambição de bater recordes em circuitos clássicos. Spa-Francorchamps, na Bélgica, e Nurburgring, na Alemanha, são os cenários da busca pelo ápice da engenharia e da velocidade.

Entre entrevistas com jornalistas e até desenvolvedores de jogos de corrida, vemos como a engenharia e o avanço tecnológico foram capazes de trazer o máximo do automobilismo, anteriormente restrito apenas aos pilotos profissionais, às mãos de reles mortais endinheirados. Além da Koenigsegg, o documentário também fala de outras marcas de supercarros como Bugatti, Pagani e Ferrari.

Continua após a publicidade

Apex: A História do Hipercarro tem narração de Zachary Levy (Shazam!) e, apesar de não estar disponível no streaming, vive entrando e saindo do catálogo da Netflix.

1. Carangas x Carrões

Esta série original da Netflix faz parte do olhar mais carinhoso que a empresa vem dando aos reality shows. A ideia é colocar carros comuns e veículos exóticos para competirem. Você pode até pensar que o resultado das corridas será óbvio, mas isso nem sempre é verdade, com a versatilidade de algumas máquinas abrindo as portas para ajustes e tunagens que mudam muito as coisas.

São duas temporadas com confrontos entre modelos dos sonhos, como o McLaren MP4, o Ford Thunderbird e o Lamborghini Huracán, apenas para citar alguns, sendo pilotados contra carros nem tão vistosos assim, como uma van da Chevrolet e o Ford Pinto. Supercarros, claro, também fazem parte do show, enquanto aprendemos um pouco da história dessas máquinas e vemos como elas se comportam nas pistas.

Carangas X Carrões tem duas temporadas disponíveis na Netflix.