Oppo apresenta carregador sem contato, power bank magnética e mais

Oppo apresenta carregador sem contato, power bank magnética e mais

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 23 de Agosto de 2021 às 15h56

A OPPO apresentou nessa segunda-feira (23) seus novos dispositivos de carregamento sem fio magnético, batizados com a marca MagVOOC. No total são quarto produtos, incluindo um protótipo de carregador que dispensa a aproximação física com o smartphone, um adaptador semelhante ao MagSafe da Apple ou MagDart da Realme, uma power bank sem fio e uma base carregadora.

Base carregadora é o disposiitivo que carrega mais rápido dentre os demonstrados no evento (Imagem: Reprodução/GSMArena)

O produto que oferece maior velocidade de carregamento é a base carregadora MagVOOC. Ela tem potência de 40 W, o suficiente para carregar uma bateria de 4.000 mAh em 56 minutos. A agilidade depende da compatibilidade com o smartphone, e modelos mais antigos como o OPPO Find X3 carregam a 30 W. Essa base também suporta o padrão Qi e pode carregar dispositivos sem a certificação MagVOOC a 15 W.

Carregador portátil MagVOOC se assemelha ao MagSafe da Apple e ao MagDart da Realme (Imagem: Reprodução/Gizmochina)

O carregador portátil MagVOOC é um pouco mais fraco, mas pode ser facilmente transportado para qualquer lugar. Ele traz um máximo de 20 W e padrão Qi até 10 W. A marca afirma que esse acessório adota um design diferente de seus concorrentes por apresentar uma separação entre a bobina transmissora e a base principal. Isso acarreta em uma construção mais leve e mais fina, além de evitar que parte do calor gerado no carregamento seja transferido para o smartphone.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nova power bank da Oppo tem 4.500 mAh, e pode carregar tanto com fio quanto wireless (Imagem: Reprodução/GSMArena)

Já a power bank MagVOOC possui 4.500 mAh e suporte de carregamento a 20 W, capaz de dar uma carga completa em duas horas. Ela é compatível com o padrão Qi, mas também suporta conexão via USB-C, porém com apenas 10 W. O produto tem design pequeno e portátil, já que é voltado para viagens e outros deslocamentos que impeçam o carregamento via tomada por maiores períodos de tempo. Assim como nos outros acessórios, a porção magnética permite um alinhamento perfeito com os dispositivos a serem carregados.

Carregamento sem fios e sem contato físico

Um produto que está em fase de desenvolvimento menos avançada é o Oppo Air Charging, uma solução que transfere até 7,5 W de potência a smartphones com uma certa distância não especificada — as fotos indicam um espaço de cerca de 5 a 10 centímetros entre o aparelho e o carregador, mas a ideia é que isso aumente na versão final do produto.

Base pode ser colocada em cima de mesas e não requer encaixes precisos para carregamento (Imagem: Reprodução/GSMArena)

Uma solução até mais ousada já foi apresentada pela Xiaomi em janeiro deste ano, chamada de Mi Air Charge, e também pela Motorola em parceria com a GuRu Wireless. No caso da solução da Xiaomi, a tecnologia seria capaz de carregar dispositivos em qualquer distância dentro do cômodo em que está localizada a base principal. Este dispositivo teria a capacidade de emitir ondas milimétricas que carregam a 5 W, com suporte a múltiplos aparelhos ao mesmo tempo. Já no caso da Motorola a transmissão seria individual, com distância de até um metro na demonstração.

Assim como nenhum dos dispositivos da Oppo apresentados hoje, os carregadores "pelo ar" de Xiaomi e Motorola não têm previsão de início das vendas.

Fonte: Gizmochina, GSMArena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.