Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 pode ter barra de tarefas flutuante estilo macOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Outubro de 2022 às 10h05

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft revelou um novo visual "flutuante" para a barra de tarefas do Windows 11. A apresentação foi feita pelo CEO da empresa, Satya Nadella, durante o evento Microsoft Ignite, realizado na quarta-feira (12). Embora o enfoque de Nadella fosse no Teams, usuários notaram a mudança na interface como o grande destaque.

A aparência renovada é uma aposta arriscada da gigante do software em um dos locais mais tradicionais do Windows. No vídeo exibido, foi possível notar os ícones de sistema e os widgets na parte superior da área de trabalho, em vez do atual posicionamento em baixo. Veja o destaque desenhado no print compartilhado pelo perfil FireCube, via Twitter:

Continua após a publicidade

Os atalhos e o Menu Iniciar seguiriam na parte inferior e central da tela, mas também apresentam um estilo flutuante, deixando um espaço entre o fim da tela e o início da barra. Como o vídeo exibiu o Windows rodando no modo claro, ficou ainda mais nítida a barra inferior descolada do fundo. O restante foi reposicionado para cima, de modo bastante similar ao macOS da rival Apple.

Com a mudança, a aparência do Windows 11 parece ter ficado mais harmônica, devido à disposição mais espaçada de itens. O efeito de flutuação também dá um necessário toque de modernidade a uma região estática e sóbria.

Barra voadora do Windows 11

Este layout foi exibido em um dispositivo Surface Studio rodando o Windows 11, o que deixa em dúvida se os computadores desktop ou notebooks também receberão a novidade. Como o Surface é uma espécie de tablet, a interface precisa ser pensada para atender aos comandos na tela. No Surface Studio 2 Plus, a Microsoft experimentou um estilo visual que aumenta o tamanho dos ícones da barra de tarefas para facilitar o toque, por exemplo.

Continua após a publicidade

Em agosto, testadores beta do Windows 11 conseguiram desbloquear a barra de tarefas flutuante, mas os desenvolvedores disseram se tratar de um bug. Agora, ficou claro que não era uma falha, e, sim, de uma prévia vazada antes da hora. No final de junho, um botão de três pontos, localizado antes do relógio e dos ícones de sistema, foi introduzido para esconder aplicativos em execução ou fixados na barra.

Recursos experimentais são comuns no Windows, mas se tornaram ainda mais recorrente nesta versão 11 ao longo de 2022, especialmente na barra de tarefas. A Microsoft tem experimentado novidades únicas para revolucionar o estilo quadradão do seu software, que nunca apresentou grandes inovações visuais ao longo de quase 30 anos — a maior delas foi a transição do Windows 3.11 para o 95.