Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 começa a ter suporte para widgets de terceiros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Outubro de 2022 às 09h58

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft começou a oferecer suporte ao desenvolvimento de widgets de terceiros e novas funções nas chamadas de vídeo do Teams em uma versão experimental do Windows 11, disponível para participantes do programa Windows Insider. Empresas e usuários poderão criar seus widgets e adicioná-los ao painel específico do sistema operacional.

Esses widgets de terceiros só podem ser testados localmente na versão mais recente do Insider Preview, logo é impossível colocá-los na Microsoft Store ou instalá-lo via internet. No entanto, um desenvolvedor poderá disponibilizar seu software em um site e deixar que testadores baixem para experimentar — desde que eles também estejam na versão mais recente do Windows.

Os widgets só podem ser criados para aplicativos Win32, ou seja, aqueles tradicionais que você precisa instalar. O suporte para Progressive Web App (PWA), aqueles criados a partir de sites da web, deve chegar em breve, junto do Microsoft Edge 108.

Continua após a publicidade

O painel de widgets do Windows 11 atualmente só tem soluções da própria Microsoft, como a integração com o Bing, o Calendário do Outlook, o Clima e as Tarefas Pendentes. Abrir o espaço para empresas externas deve possibilitar a chegada de utilitários do Spotify, da Netflix, do Apple Music e tantos outros serviços.

Os recursos estão presentes na Preview Build 25217, disponível exclusivamente para testadores beta inscritos no programa Windows Insider. Ainda não há prazo de quando chegarão à versão estável do Windows 11.

Mais novidades do Windows 11

Continua após a publicidade

A atualização também incluiu, para um grupo limitado de testadores, uma nova experiência de videochamada para o bate-papo do Microsoft Teams no Windows 11. Ao abrir uma conversa na barra de tarefas, você verá uma prévia da sua própria transmissão de vídeo, permitindo adicionar um fundo de tela ou aplicar um filtro antes de iniciar a chamada.

Um dos maiores problemas de videochamadas surpresas é justamente não saber como está o cabelo e se os filhos não estão virando a casa de cabeça para baixo atrás de você. Com esse preview, será possível realizar um "confere" antes de chamar seu chefe para uma conversa de vídeo.

Os desenvolvedores pretendem ampliar essa experiência para mais pessoas nos próximos meses, com expansão gradual para "pequenos grupos de usuários". Não há previsão de quando isso pode chegar ao Teams para Windows 10 ou na versão web, mas a expectativa está elevada.

Continua após a publicidade

A Microsoft Store também sofreu pequenas alterações de design, deixando mais claro quando um jogo está incluído como parte do Game Pass. Essa medida deve evitar que as pessoas comprem acidentalmente um jogo cujo acesso gratuito está liberado.

Por fim, o Insider Preview Build 25217 também tem outras atualizações de recursos, como sugestões de nuvem aprimoradas e pesquisas integradas para chinês simplificado. Deve levar mais alguns meses até o lançamento oficial da versão pública do Windows 11, portanto os mais apressadinhos devem se inscrever no programa Windows Insider se quiserem baixar as compilações de testes mais recentes.