Publicidade

Barra de tarefa do Windows 11 recebe ajuste para abrigar mais atalhos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2022 às 09h18

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Windows 11 deve contar com um recurso para melhorar o uso da barra de tarefas. Um botão de três pontos, localizado antes do relógio e dos ícones de sistema, vai esconder aplicativos em execução ou fixados na barra. Ao clicar nele, o usuário visualizará uma segunda barra extra, logo acima da principal, com os ícones que não couberam na interface.

  • Microsoft desiste de proibir venda de apps open source na loja do Windows
  • Código 43 | O que fazer quando o Windows vê problemas no USB?

Essa é a maneira encontrada pela Microsoft para manter a visualização dos programas sem precisar espremer os atalhos ou ampliar o tamanho da barra de tarefas. Dá para interagir normalmente com os itens ocultos, como se faria no local original, ou seja, você pode fixar apps, mudar a ordem ou deletar os atalhos.

Continua após a publicidade

O recurso parece inspirado na seta para cima que fica na bandeja do sistema, no canto direito da barra de tarefas. Ali você clica para ver as dezenas de ícones que não cabem na visualização — muitos computadores têm 20 ou até mais desses atalhos escondidos.

A mudança chegou a ser mostrada em versões iniciais do Windows 11, mas acabou sendo deixada de lado. Agora, o visual chega para suprir a necessidade crescente do usuário de rodar muitos programas ao mesmo tempo. Como o sistema tem a opção de fixar múltiplos itens, essa "área de estouro" pode mais necessária do que se imagina.

A novidade está em fase de testes, então ainda pode haver bugs e modificações até o lançamento oficial. Para experimentar, é preciso ser inscrito no programa Windows Insider e ter a última versão prévia do Windows instalada (25163), que acaba de chegar ao Dev Channel.

Compartilhamento nas proximidades

Continua após a publicidade

Somado a essa melhoria, a Microsoft também trouxe um ajuste no recurso de "Compartilhamento nas proximidades". Essa ferramenta possibilita enviar e receber arquivos rapidamente de outros dispositivos por Bluetooth, mas agora também suporta o protocolo UDP. Na prática, você vai poder trocar fotos, vídeos e documentos com outros PCs conectados na mesma rede.

A janela de compartilhamento foi modificada para incluir o OneDrive como opção, assim as pessoas podem enviar o arquivo rapidamente para a nuvem. No modelo antigo, você precisava copiar e colar o arquivo em uma pasta sincronizada, portanto dá para ganhar segundos preciosos.

O update 25163 do Windows 11 traz ainda a correção de alguns bugs e pequenos ajustes para melhorar a estabilidade do navegador. Por enquanto, ainda não há prazo para o lançamento oficial para os usuários comuns.