Windows 11: desenvolvedor executa build vazada do sistema em um Lumia 950 XL

Windows 11: desenvolvedor executa build vazada do sistema em um Lumia 950 XL

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 17 de Junho de 2021 às 18h40
Divulgação/Microsoft

O Windows se tornou assunto de destaque nesta semana, graças a um enorme vazamento. Faltando cerca de uma semana para o anúncio, o Windows 11, especulada próxima versão do sistema operacional da Microsoft, teve uma build já bastante avançada divulgada na internet, virando notícia em inúmeros veículos de comunicação pela internet.

A novidade se destacou pelo número considerável de mudanças visuais que trouxe em toda a interface, bem como pelas diversas similaridades com o Windows 10X, sistema operacional já cancelado pela empresa que visava competir com o Chrome OS. Nesta quinta, o Windows 11 ganha mais um motivo para chamar a atenção graças ao desenvolvedor Gustave Monce.

Windows 11 roda em um Lumia 950 XL

Comentando sobre os diversos vazamentos do novo sistema da Microsoft, o portal Aggiornamenti Lumia brincou com a comunidade de desenvolvedores e entusiastas de software ao dizer que não havia visto o Windows 11 rodar em um Lumia 950 XL, um dos últimos modelos da Nokia embarcados com o Windows Phone. É comum que alguns programadores realizem experimentos mirabolantes ao colocar o Windows completo em smartphones.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em resposta ao site, Gustave Monce publicou uma foto de um Lumia 950 XL rodando a build vazada do novo sistema. Ele explica que ainda não divulgou mais imagens e vídeos por "estar ocupado".

Monce ficou conhecido no passado por conseguir rodar o Windows 10X no mesmo aparelho, divulgando vídeos completos com o funcionamento do software e de programas no telefone. Assim sendo, o desenvolvedor de fato deve ter instalado o Windows 11 no celular, e provavelmente divulgará mais conteúdo relacionado já nos próximos dias.

O que já se sabe do Windows 11?

Pelas informações divulgadas pela Microsoft, o Windows receberá a maior atualização da década no evento marcado para a próxima quinta-feira, 24 de junho. A gigante tem divulgado inúmeros teasers para criar expectativas sobre o update, com todos trazendo pequenos easter eggs que apontam para o número 11. Ainda assim, nada mais foi confirmado pela companhia até o momento.

O Windows 11 trará mudanças visuais profundas ao sistema, além de implementar recursos de peso, como um emulador nativo de Android (Imagem:Reprodução/Hubziii0)

Partindo então para os vazamentos, o Windows 11 realmente deve marcar uma nova fase para o popular sistema operacional, finalmente adotando a linguagem visual Fluent Design da empresa, enquanto mescla elementos do Windows 10 e do Windows 10X. O menu Iniciar terá um visual mais próximo de launchers do Android, e será centralizado, junto a outros elementos da barra de tarefas.

Também serão empregados novas animações e sons, para entregar uma experiência de navegação mais suave e moderna. Fora isso, especula-se que a próxima versão do Windows contará com recursos de grande impacto, incluindo um emulador nativo de Android.

Fonte: MSPowerUser

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.