Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft reconhece bug na barra de tarefas do Windows 10 e promete solução

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2021 às 15h15

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

Sabe o texto borrado na sua barra de tarefas do Windows 10? Não, você não está ficando com problema de vista. Trata-se de um bug que ocorreu após a instalação da KB5001391 ou atualizações posteriores e afeta usuários em determinadas configurações de exibição.

O problema afeta especificamente o recurso "Notícias e Interesses" e deixa a visualização desfocada ou sobreposta, como se estivesse em uma resolução inadequada. Essa novidade fica ali no cantinho inferior da tela, próximo ao relógio e outros ícones. Se você já tiver o widget com a previsão do tempo, verá sugestões de notícias, informações sobre a bolsa de valores, novidades sobre temas do seu interesse e outras opções.

Continua após a publicidade

A Microsoft já está ciente do erro e busca uma correção breve, que pode chegar já na próxima atualização do sistema. Por enquanto, a solução provisória é desligar o recurso “Notícias e Interesses” da barra de tarefas: é só clicar com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas e marcar a opção de desligar.

Isso também pode ocorrer se o usuário tiver programas que modificam a barra de tarefas, com ícones ou outras funcionalidades. Se ele não for importante para você, pode ser que a desistalação ajude a solucionar a falha visual.

Uma outra opção seria desinstalar a atualização que está causando esse problema. Dá mais trabalho, porém ajuda a resolver para quem está tendo dificuldades com falhas além dessa. Como ela não é um update de segurança, não existe problema em retirá-la provisoriamente do sistema até que chegue a uma versão corrigida.

Nova barra de tarefas

Continua após a publicidade

Aqui no Canaltech, já foi falado que essa nova barra apresentava alguns problemas que poderiam causar lentidão em máquinas mais antigas. Isso porque a opção de trazer as notícias roda em plano de fundo para exibir tudo de forma atualizada, o que consome processamento, memória e dados de internet.

Agora, novos bugs começam a surgir e são relatados pela comunidade internacional, embora ainda sem manifestação da Microsoft, que só falou sobre esse mencionado acima. Há relatos de ícones da bandeja do sistema serem corrompidos ou desaparecerem dali sem qualquer explicação. Nesse caso, não se trata de algo apenas visual e pode causar transtornos para os usuários.

Outras pessoas disseram que o conteúdo entregue diverge das configurações e da localização definidas por elas. Brasileiros recebendo notícias em inglês de portais britânicos sobre política em vez de informações de esportes de portais locais, por exemplo.

Continua após a publicidade

Resta saber se a companhia pretende corrigir tudo por agora, afinal os desenvolvedores devem estar ocupados em fazer os últimos ajustes no novo Windows. Um evento está marcado para o dia 24 de junho de 2021, data em que a Microsoft deve mostrar o futuro do seu sistema operacional.

Você também começou a ter problemas após a introdução da nova barra de tarefas do Windows 10? Use o campo de comentários e deixe o seu relato.

Fonte: Windows Latest