Publicidade

Windows 11 vaza com novo menu Iniciar e visual inspirado no Windows 10X

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Junho de 2021 às 14h15

Link copiado!

Reprodução/Tom Warren
Reprodução/Tom Warren
Tudo sobre Microsoft

Quase uma semana antes de seu lançamento, o Windows 11 teve supostas capturas de telas e arquivo de instalação vazados na internet. A nova geração do Windows, como diz a própria Microsoft, absorve várias das características do abandonado Windows 10X, mas não mascara as semelhanças com o sistema atual em visual e experiência de uso.

As informações foram flagradas originalmente pelo The Verge e publicadas no fórum chinês Baidu, o que justifica alguns caracteres no idioma local. Conforme mostram as capturas, várias características do Windows 10 foram preservadas (área de notificações e menu de Configurações, por exemplo), mas as alterações de design se alastram por todo o SO.

Continua após a publicidade

Do menu Iniciar aos ícones de programas fixados, está ao menos um pouco diferente. A começar pela posição: os botões foram todos centralizados na barra de tarefas, dispostos de forma bem mais sóbria quando comparada ao visual padrão do Windows 10.

O conhecido menu Iniciar abandonou de vez o Live Tiles e está em uma forma bem simplificada quando comparada à versão atual. Nele, encontram-se no topo os aplicativos fixados, um botão para visualizar todos os aplicativos e uma área de recomendados. As opções de energia (desligar, reiniciar e suspender) parecem estar escondidas em um botão no canto inferior direito da janela.

Elementos sutis do visual, como os cantos arredondados, são uma clara herança do Windows 10X. Esse irmão do sistema principal foi desenvolvido como uma solução para dispositivos portáteis (notebooks híbridos, por exemplo), porém, foi oficialmente cancelado pela companhia em março e seus recursos seriam diluídos em outros produtos da empresa — incluindo o Windows 10.

Continua após a publicidade

Outra importante característica também circula na internet: a tela de boot do Windows 11. O jornalista do The Verge Tom Warren compartilhou em seu Twitter a animação que tomará a tela até o carregamento do SO. Além disso, ele também encontrou o som de inicialização do suposto sistema.

Continua após a publicidade

No sistema vazado dá para encontrar o painel de controle, gerenciador de dispositivos e gerenciador de tarefas totalmente preservados. O modo escuro, que tanto demorou para chegar ao Windows 10, já está incluído nessa suposta versão do Windows 11.

Continua após a publicidade

ISO do sistema pode ter vazado

Não só capturas de tela do Windows 11 foram vazadas na internet, mas também o arquivo de instalação do misterioso sistema. Ao que indica o site Neowin, o ISO do Windows 11 na build 21996.1 está circulando pela internet e pode ser baixada pelos mais curiosos.

Continua após a publicidade

O próprio repórter Tom Warren parece ter colocado as mãos no sistema enquanto investigava sobre o assunto, como dá para ver em um dos vídeos publicados em seu Twitter. O acesso ao Windows 11 parece ainda estar restrito àqueles que se colocarem na busca pelo arquivo. Se você for um desses usuários, é bom ficar atento a possíveis golpes que aproveitam o calor do momento.

Microsoft parece confirmar o vazamento

Pouco tempo após tomar corpo na internet, a Microsoft reconheceu o vazamento por uma publicação no Twitter. Na página oficial do Windows na rede social do passarinho azul, a companhia brincou com a frase "Isso é apenas o Começo" ("começo" se traduz para o inglês como "start", o nome original do menu Iniciar).

Continua após a publicidade

Na mesma publicação, a companhia reitera a realização do evento de 24 de junho "para conferir o que está por vir". Nenhum outro detalhe concreto foi compartilhado pela gigante, portanto, resta esperar até o tão aguardado dia.

Fonte: The Verge