Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 24H2: o que esperar da próxima grande atualização?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2024 às 12h00

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 24H2 é o nome dado à grande atualização do sistema operacional prevista para o segundo semestre de 2024. Anualmente, a Microsoft libera um update maior para o SO com final H2 e uma grande leva de novos recursos que normalmente não são lançados em atualizações pontuais.

Havia uma expectativa de que o provável Windows 12 seria lançado neste ano, mas a Gigante de Redmond confirmou que ainda vai passar (pelo menos) mais um ano com a versão atual

Quando o 24H2 será lançado?

Continua após a publicidade

Ainda não há uma data de lançamento confirmada, mas, com base nos últimos lançamentos da Microsoft, é provável que a versão 24H2 seja lançada entre setembro e outubro. 

No ano passado, a chegada da versão 23H2 foi confusa: o update estava previsto para setembro, mas a desenvolvedora trouxe apenas uma atualização menor que instalava o Copilot. Depois, em outubro, o pacote completo foi disponibilizado.

Informações encontradas no código das versões de testes sugerem que a próxima grande atualização contará com um novo lançamento de plataforma, que recebeu o codinome “Germanium”. Isso significa que será necessário reinstalar todo o sistema operacional do PC para concluir o processo, enquanto a versão antecessora era apenas um update sobre a plataforma atual, sem a necessidade de troca.

A mudança também pode implicar na data de lançamento, porque a fabricação de chips para Windows precisa seguir essas instruções. Porém, a não ser que ocorra um grande atraso na cadeia de produção, é provável que a versão estável do SO chegue a partir de setembro.

Vale pontuar, também, que a grande atualização não deve rodar em PCs com processadores muito antigos. Algumas builds de teste indicam que o sistema sequer inicializa quando a CPU não possui a instrução POPCNT, mas isso ocorre apenas em chips lançados na primeira metade da década de 2000.

Novos recursos do Windows 11 24H2

Ainda não existem muitas confirmações sobre as novidades do Windows 11 24H2, mas é possível traçar uma lista de possíveis funções com base no que aparece nas versões de teste e em rumores do mercado.

Continua após a publicidade

Era dos PCs de IA

A atualização deve marcar o início de uma nova etapa dos PCs focados em IA — pelo menos no Windows. Rumores indicam que a Microsoft vai reforçar essa questão bem além do Copilot na nova geração da linha Surface e aproveitar os novos processadores com foco em inteligência artificial. 

Uma das novidades esperadas é um “explorador de IA” capaz de vasculhar todos os apps e arquivos acessados, além de sugerir ações no computador. Todo o controle da ferramenta poderia ser feito a partir de linguagem natural, com pedidos simples em texto, e o assistente conseguiria identificar contatos, tipos de arquivos e outros temas.

Continua após a publicidade

IA nos games

A inteligência artificial também deve ser usada para melhorar a resolução dos jogos no PC. Um recurso chamado “Super Resolution” (“Super Resolução”), já localizado em algumas builds para testadores, usa a tecnologia para aumentar a qualidade e a resolução dos vídeos de forma artificial. 

Comando Sudo

Um pedido de longa data enfim deve ser atendido na atualização: o comando Sudo, usado para controlar ações acima das permissões de usuário via terminal, chegará ao Windows. O recurso já é muito comum no Linux, mas a comunidade já pedia para uma versão similar no sistema da Microsoft.

Continua após a publicidade

Celular como webcam

A Microsoft já testa um recurso que permite usar a câmera do celular Android como webcam pelo aplicativo Vincular ao Celular. Ainda não há uma data de lançamento confirmada, mas é uma função que poderia chegar com o 24H2.

Suporte a Wi-Fi 7 e USB4 2.0

O sistema operacional também deve se tornar compatível com o Wi-Fi 7 e o USB4 2.0, as tecnologias mais recentes para cada um dos segmentos de conexão e transferência de dados. Muitos componentes produzidos pela indústria já adotam os padrões mais recentes, então o Windows se atualizaria nesse sentido para garantir maior velocidade e estabilidade.

Continua após a publicidade

O que gostaríamos de ver no Windows 11 24H2

Enquanto não existe um anúncio oficial, vale a pena ficar na torcida para que algumas funções “inesperadas” apareçam na nova versão. O Canaltech separou algumas opções:

Maior personalização

O Windows até possui boas opções para personalizar a interface, mas seria interessante se o sistema desse um passo adiante nesse sentido com mais recursos de customização. Os widgets, que já existiam no Windows 7 e fazem sucesso no macOS, seriam um reforço bem-vindo.

Continua após a publicidade

Outro exemplo seria uma barra de tarefas suspensa, vinculada a um possível Windows 12, mas que pode ser interessante para a versão atual. O aspecto visual ficaria mais parecido com o Dock do macOS e liberaria espaço na tela.

Assistente de IA por voz

Sim, a Microsoft já tentou algo parecido com a Cortana e não deu muito certo. Porém, com uma nova abordagem em relação à IA, seria interessante incluir alguma opção para conversar com o assistente a partir da voz, sem a necessidade de digitar. 

Enquanto a nova versão não chega, você pode conferir a evolução do Windows desde o primeiro lançamento e ver como o sistema evoluiu em mais de três décadas.