Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 terá função "sudo" estilo Linux, confirma a Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2024 às 17h13

Link copiado!

Unsplash/Gabriel Heinzer
Unsplash/Gabriel Heinzer
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft confirmou que o Windows 11 vai receber suporte nativo para o comando "sudo", função utilizado em sistemas operacionais baseados em Unix, como Linux e macOS. Essa novidade chega primeiro nesta quinta-feira (8) para a versão 26052 da Insider Preview Build (versão de testes do sistema), mas deve dar as caras na edição padrão do SO até o fim do ano.

“É uma solução ergonômica e familiar para usuários que desejam elevar [o privilégio de] um comando sem precisar primeiro abrir um novo console elevado”, afirmou o Gerente de Produto da MS, Jordi Adoumie.

Sudo chega para Windows 11 com projeto no GitHub

Continua após a publicidade

Abreviação de “superuser do” (algo como "execute superusuário"), o sudo é um comando que permite executar programas e tarefas específicas com privilégios de segurança mais elevados, como um administrador do sistema. É uma função bastante útil para quem é desenvolvedor, pois abre opções de maior controle no SO. 

A Microsoft afirmou que vai liberar o uso do sudo em três modos: com uma nova janela, com input desabilitado e inline — este último é o que oferece o maior nível de similaridade com o Linux, pois os outros modos tendem a oferecer mais limitações.

Além disso, a Big Tech disse que vai liberar o código-fonte do projeto no GitHub. “Estamos trabalhando muito para adicionar mais informações sobre o projeto no repositório e compartilharemos mais detalhes sobre nossos planos nos próximos meses”, concluiu Adoumie.

Como ativar o sudo no Windows 11

Por fim, o post no blog da Microsoft destacou que qualquer um que já tem o Windows 11 Insider Preview Build 26052 pode acessar o sudo no sistema operacional. Basta seguir estes passos:

  1. Abra as configurações do Windows 11;
  2. Selecione a opção “Para desenvolvedores”;
  3. Ative o botão de “Habilitar sudo”.

A empresa afirmou que ainda divulgará mais planos e detalhes nos próximos meses, mas não mencionou se o Sudo estará disponível na versão padrão do Windows 11 já na atualização 24H2, que é bastante aguardada por usuários e desenvolvedores.