Windows 11 24H2 não vai rodar em processadores muito antigos
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A próxima grande atualização 24H2 do Windows 11 não vai rodar em CPUs muito antigas. De acordo com informações encontradas na build do sistema no canal Canary, o SO sequer vai inicializar com processadores que não possuem a instrução POPCNT.
- Windows 11 vai reposicionar ícone do Copilot na barra de tarefas
- Windows 11 pode receber tecnologia nativa de Super Resolução
Isso vai afetar modelos bem antigos, com mais de 15 anos de existência — a instrução POPCNT começou a ser introduzida na segunda metade dos anos 2000 nos chips da AMD com a arquitetura Barcelona e na primeira geração de processadores Intel Core i.
Muitos usuários com hardware desatualizado ainda conseguem burlar os requisitos de instalação do Windows, mas a adoção do novo protocolo deve excluir essa possibilidade nas máquinas com essas CPUs.
O perfil TheBobPony, no X (antigo Twitter), foi um dos primeiros que publicaram a mudança na build:
O que vem no Windows 11 24H2
A Microsoft jogou um balde de água fria nos rumores de um possível Windows 12 e confirmou que a grande atualização 24H2 chega ao Windows 11 em 2024. O update deve trazer ainda mais recursos de IA para o sistema, já pensando no desempenho com os hardwares otimizados para o processamento de inteligência artificial. Vale lembrar que os computadores lançados neste ano contam com uma tecla dedicada a abrir o assistente do Copilot pelo teclado e a ferramenta deve ganhar mais melhorias.
Além disso, a atualização deve marcar a chegada do comando “sudo” ao Windows, que permite que usuários comuns executem funções com privilégios de administrador. O recurso já existe no Linux e no macOS há algum tempo, já está em testes e pode ser uma das novidades do próximo update anual.