Publicidade

Visual do possível Windows 12 está escondido em prévia do Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Março de 2023 às 10h57

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft parece experimentar a interface do suposto Windows 12. O gerente geral da Stardock, Brad Sams, revelou num vídeo que versões experimentais do Win 11 guardam opções de personalização que, quando habilitadas, fazem o sistema ficar bem parecido com o conceito vazado no ano passado.

As opções encontradas em desenvolvimento na Build 25300 permitem ocultar o relógio, a data e outras informações da Bandeja do Sistema, direto da Barra de Tarefas do Windows. Embora pareçam corriqueiras, as adições fazem sentido quando há alternativas para exibição de informações tão cruciais no ambiente de trabalho — e é o que a suposta interface do Win 12 oferece.

Continua após a publicidade

As opções de personalização podem ser ativadas, como mostrou o site Neowin, mas deixam a sensação de que "falta alguma coisa" na tela. O print que antecipou a nova interface foi mostrado em outubro, durante a conferência Ignite e aparentemente por acidente, pela própria Microsoft.

O novo visual mostrava uma Barra de Tarefas flutuante com cantos arredondados, ícones maiores, widgets na Área de Trabalho, barra de pesquisa na parte superior da tela e ferramentas do sistema (Wi-Fi, nível de bateria, data e hora) no canto superior direito, bem a cara do macOS da Apple.

Onde há fumaça, há fogo

Continua após a publicidade

Obviamente, os achados podem não ser nada de mais — inclusive podem apenas ser opções de personalização para setups com múltiplos monitores, por exemplo. Contudo, considerando que o rumor acerca da existência de um Windows 12 fica cada vez mais recorrente, é possível que essas sejam pistas do desenvolvimento do novo sistema operacional, assim como foi o Windows 10X, que claramente era um prelúdio para o Win 11.

Os rumores parecem convergir para o lançamento de um sucessor do Windows 11 em 2024. O sistema operacional seria identificado pelo codinome "Next Valley" e ele seria recheado de funções com inteligência artificial ou auxiliadas por serviços em nuvem da Microsoft.

Fonte: Neowin