Publicidade

Atualização sugere que Microsoft começou a testar o Windows 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Janeiro de 2024 às 17h58

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

O possível Windows 12 pode ter aparecido em canal interno da Microsoft: a Gigante de Redmond disponibilizou uma nova build no canal Canary voltado para uso dentro da empresa, que aumentou as expectativas de que a atualização represente uma provável mudança de geração do SO. As informações são do site XDA Developers.

O motivo está no número da build: 27547, enquanto a versão anterior tem o número 26047. Normalmente, saltos tão grandes assim (no caso, do 26_ _ _ para o 27_ _ _) significam que a desenvolvedora prepara uma nova versão do Windows. 

Além disso, o código do pacote mudou de ni_release (usado no Windows 11) para ge_release, outro suposto indicativo de que a versão liberada pode representar um sucessor. O prefixo “Ge” poderia representar o codinome “Germanium”, apontado em outros rumores como o código do próximo lançamento.

Continua após a publicidade

O que isso significa?

O número da build e o novo código do release são apontados como um sinal de que a Microsoft começou a testar uma nova versão do Windows, mesmo que ainda esteja nas fases preliminares. É provável que o eventual sistema ainda esteja em desenvolvimento, mas a distribuição do canal Canary já ajudaria a descobrir possíveis bugs e problemas.

Vale lembrar que a build só está disponível para uso interno. O Windows Insider Program (espécie de versão Beta do sistema operacional para os usuários) também possui um canal Canary, mas a versão não pode ser encontrada por lá.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O desenvolvimento também pode demorar para acabar. Os primeiros rumores do Windows 12 apontavam para um lançamento neste ano, mas já existem rumores sobre a possibilidade da Microsoft continuar com a versão 11 e lançar a grande atualização 24H2 no segundo semestre — dessa forma, o sucessor poderia ficar para o próximo ano.

O que sabemos sobre o Windows 12

Até o momento, não há nada oficialmente confirmado pela Microsoft com relação a uma nova geração do Windows. Rumores no mercado indicam que o sucessor poderia receber uma versão baseada na nuvem para competir com o Chrome OS e teria grande foco nos recursos de IA, ampliando os esforços da Gigante de Redmond no segmento.

Continua após a publicidade

Você pode conferir um resumo do Canaltech com o que esperar do possível sucessor do Windows 11.

Fonte: XDA Developers