Publicidade

Prévia do Windows 11 deixa usar celular Android como webcam

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2024 às 12h13

Link copiado!

Unsplash/FMR
Unsplash/FMR

Para quem busca alternativas na hora de usar uma webcam, a Microsoft traz uma opção interessante na mais recente atualização prévia do Windows 11, que permite o uso de um celular Android como uma câmera no computador. O recurso chega aos poucos para membros do Windows Insider, programa de testes do sistema operacional da empresa, e ainda não tem data para ser liberada ao público geral.

Celular como webcam

A possibilidade de usar o celular Android como uma webcam está confirmada, mas ainda não faz parte do update liberado ontem (29), o Windows 11 Moment 5.

Continua após a publicidade

Seja como for, a função promete ser bastante útil quando for liberada para o público, pois muitos notebooks no mercado trazem uma webcam de resolução relativamente baixa.

Poder conectar o celular Android como câmera diretamente no Windows 11 é de grande utilidade, ainda mais por não exigir a conexão via cabo, já que tanto smartphone quanto PC se conectam por Bluetooth — a conexão acontece por meio do aplicativo Vincular ao Celular, da Microsoft, e é bem simples de ser executada (confira o passo a passo logo abaixo).

Como usar o celular como webcam no Windows 11

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Para começar, é necessário ter a versão mais recente do Windows 11 Preview instalada em sua máquina. Dessa forma, siga estas instruções:

  1. Busque por “Bluetooth e Dispositivos” na barra de pesquisa do Windows 11;
  2. Clique em “Vincular ao Celular”;
  3. Selecione “Android”;
  4. Escaneie o código QR com a câmera do telefone;
  5. Confirme o dispositivo;
  6. Conceda as permissões;
  7. Com o celular sincronizado, ative a opção de webcam pelo app de “Vincular ao Celular”.

Segundo a Microsoft, algumas das habilidades incluem a capacidade de alternar entre a câmera frontal e traseira, pausar a transmissão durante interrupções e aproveitar os efeitos fornecidos pelo aparelho móvel.

Por fim, é necessário ter um dispositivo com Android 9 ou superior.

Continua após a publicidade

Android 14 como webcam

Vale lembrar que o Google incluiu no Android 14 a possibilidade de usar o celular como webcam de um computador inclusive conectando o aparelho via cabo USB.