Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Todas as novidades do Windows 11 apresentadas no evento da Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Abril de 2022 às 18h30

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Microsoft

O evento da Microsoft voltado para o trabalho híbrido, realizado na última terça-feira (5), apresentou muitas novidades para o Windows 11. Algumas já haviam sido antecipadas, por se tratar de funcionalidades do programa Windows Insider, mas outras pegaram muita gente de surpresa.

Ainda não está claro se todos os recursos serão lançados nos próximos dias, meses ou apenas com a chegada da grande atualização 22H2 (Sun Valley 2). Mesmo assim, é bom ficar atento a tudo que pode desembarcar no sistema da Microsoft em breve.

Recursos anunciados no evento de trabalho híbrido

Continua após a publicidade

Abas no Explorador de Arquivos

As guias no Explorador de Arquivos é uma das principais novidades da Microsoft para o Windows 11. A interface traz a possibilidade de abrir uma única janela com várias abas para facilitar o acesso a pastas ou arquivos mais rapidamente.

O modelo é similar a um navegador da web: você pode abrir, fechar, mover ou até adicionar uma guia aos favoritos. O recurso é um dos mais pedidos e esperados pelos usuários desde a introdução do Windows Insider Program, em 2014.

Continua após a publicidade

Embora algumas versões experimentais do Windows 11 já tenham recebido as abas, a maioria dos testadores beta não foram contemplados. É provável que a versão estável leve alguns meses até ter essa excelente melhoria. O Finder, gerenciador de arquivos da Apple, já possui o recurso desde 2014, portanto passou da hora dos fãs da Microsoft desfrutarem dessa vantagem.

Pastas de aplicativos na área de trabalho

Há um recurso que não foi dito explicitamente pela Microsoft como em desenvolvimento, mas foi visto em uma das demonstrações no evento. Em um certo momento, foi possível notar uma espécie de pasta de apps no desktop do usuário. No canto superior esquerdo, há uma miniatura quadrada com quatro ícones de plataformas sociais e o nome "Social media".

Continua após a publicidade

Isso poderia significar um novo modelo de organização para os ícones, em pastas que lembram a experiência mobile do Android e do iOS. Nos telefones, quando você junta dois ou mais atalhos, o sistema cria uma pasta para alocar os programas ou jogos. No Windows, se quisesse fazer isso, você precisaria criar uma pasta manual e copiar os ícones para lá — porém com aquele visual amarelo e azul de sempre, em vez da aparência transparente mostrada.

Isso pode ter sido apenas um conceito em desenvolvimento, mas também poderia ser algo ainda não anunciado oficialmente. Pode ser que algo seja revelado na conferência de desenvolvedores Microsoft Build 2022.

Sugestões de contexto (Context QI)

Continua após a publicidade

Assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistente são aprimorados constantemente para oferecer comportamentos inteligentes e contextuais. O Windows não tem nada parecido desde o fracasso da Cortana, mas isso pode mudar em breve, embora de forma discreta.

O exemplo mostrado no evento vem como uma caixa de diálogo para compartilhamento no Explorador de Arquivos. O sistema tentará listar os contatos que você mais se relaciona para facilitar o envio de arquivos. É algo aparentemente simples para muita gente, porém que reduz bastante a quantidade de cliques e o tempo gasto para compartilhar arquivos.

Painel de widgets aprimorado

Continua após a publicidade

Outra novidade que foi pouco comentada, embora seja bem visível, no evento da Microsoft é a mudança do painel de widgets. Em vez de ocupar apenas uma lateral do navegador, o recurso passaria a ter uma versão em tela cheia e com um formato diferente de exibição.

Será possível exibir widgets de sua conta pessoal e profissional sem precisar alternar. Assim, você pode checar seus e-mails de trabalho enquanto vê as atualizações do seu time do coração.

Ainda não está claro se novos utilitários serão adicionados ou se manterão os atuais, mas o novo painel vai ajudar quem gosta de ter vários widgets acessíveis de forma rápida.

Melhorias nas videochamadas

Continua após a publicidade

Não dá para falar em trabalho híbrido ou remoto sem focar na qualidade de áudio e vídeo, dois itens essenciais. A Microsoft pretende trazer ajustes nas chamadas de voz, novos efeitos de câmera e aprimoramentos para os microfones.

Tudo isso será possível graças a um sistema neural de processamento que usa as configurações de PCs compatíveis para aprimorar o resultado. Estão previstas a chegada de coisas como desfoque de fundo, enquadramento automático, supressão de ruído, clareza de voz e mudanças visuais. Muitos desses recursos já existem em apps de videochamadas, mas passariam a ser um recurso nativo do sistema operacional.

Até agora, sabe-se que o Lenovo ThinkPad X13s será um dos primeiros dispositivos a ter uma unidade de processamento neural embutida, o que significa que ele pode ser o debutante nestes efeitos de câmera. Não está claro se outros PCs poderiam emular essas funções ou se isso ficaria restrito apenas ao suporte do hardware.

Continua após a publicidade

Integração do PC com a nuvem

O OneDrive foi a primeira tentativa de levar partes do Windows para a nuvem, mas isso já é coisa do passado. Agora, a empresa planeja entregar uma experiência de área de trabalho local do Windows 11 com a experiência Cloud PC, oferecida pelo Windows 365.

No modelo atual, é preciso ter um navegador para acessar o Windows 365, mas a Microsoft quer mudar isso e adicioná-lo com um recurso nativo do sistema. Dessa forma, clientes comerciais nem sequer precisarão baixar navegadores extras — e não ficarão reféns de atualizações e falhas de segurança.

Continua após a publicidade

A ideia é transformar a experiência em algo tão fluido que seria possível alternar entre o Cloud PC e a área de trabalho do usuário de modo instantâneo, como ocorre com as janelas atualmente. Essas novidades não têm data para chegar, afinal o Windows 365 ainda é bastante jovem, mas já deixa muitos usuários corporativos mais esperançosos quanto a uma integração.

Mensagens da chefia/TI

Com o uso do Windows 11 em computadores empresariais, cresce a necessidade de ferramentas para melhorar a integração do setor de suporte técnico e tecnologia da informação com os funcionários. O Windows 11 deve receber um recurso chamado Mensagens Organizacionais (ou algo parecido) que permitirá aos administradores enviarem alertas remotos.

Continua após a publicidade

Os avisos aparecerão como pop-ups em cima da barra de tarefas e centralizados na tela, por meio de uma notificação na Central de Ações ou diretamente na tela de bloqueio. Administradores de rede podem usar essa forma de interação para enviar comunicados ou avisos importantes. Aparentemente, será preciso usar o Endpoint Manager e o Azure Active Directory para conseguir.

Essas foram as novidades da Microsoft voltadas para o trabalho híbrido e home office. O Windows 11 e demais apps da empresa devem passar por importantes mudanças nos próximos meses para ajudar as pessoas a estudar, trabalhar ou se relacionar à distância.