Publicidade

Windows 11 perde posto de sistema que mais cresce no mundo

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Samsung
Samsung
Tudo sobre Microsoft

Desde quando foi lançado, o Windows 11 ocupava a primeira colocação no ranking de sistemas operacionais da Microsoft que mais crescia. Esse é um movimento esperado, afinal os usuários começam a migrar das versões antigas para a nova. Em março de 2022, contudo, a participação de mercado parece ter estagnado em comparação a fevereiro.

De um mês para outro, o Windows 11 saiu de 19,3% para 19,4% dos PCs analisados. Isso faz do software o terceiro mais utilizado, atrás do Windows 10 nas versões 21H2 e 21H1, na primeira e segunda posição, respectivamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No mês atual, o Windows 10 versão 21H2 teve um bom crescimento e se tornou a distribuição da Microsoft mais usada; hoje, 28,5% dos PCs com Windows estão nela, um aumento de 7,5 pontos percentuais em relação a fevereiro. Já a versão 21H1 do Windows 10 caiu para o segundo lugar com 26,5% das máquinas analisadas.

O crescimento explosivo da versão mais recente do Windows 10 está relacionado com o fim do suporte à 20H2 em maio. A Microsoft começou a atualizar automaticamente os PCs com versões antigas, por isso eles saltaram direto para a build recente. Como de costume, a fabricante entrega grandes ajustes nesses updates semestrais, por isso a diferença entre o Windows 10 20H2 e o 21H2 é bastante considerável em termos de recursos, segurança e utilitários.

Como foi feita a pesquisa

Esses dados foram coletados em 29 de março pela AdDuplex, uma empresa de publicidade digital que possui uma API compatível com cerca de 5 mil aplicativos. A companhia não divulgou o tamanho da amostra, mas estimativas apontam para cerca de 60 mil PCs analisados. Embora seja um grupo relativamente pequeno, é interessante notar as tendências de crescimento e declínio de versões específicas do Windows.

A AdDuplex também atualizou seus dados históricos para mostrar a evolução do uso. Essa estagnação do Windows 11 é algo que não se notava há bastante tempo, um comportamento bastante atípico. Isso pode ter sido causado pelo fato do novo sistema ter sido disponibilizado na mesma época da versão 21H2 do Win 10, o que fez com que muita gente preferisse ficar no sistema estável em vez de encarar algo totalmente novo.

Vale lembrar também que os requisitos mínimos do Windows 11 são superiores ao antecessor, e as constantes ameaças da Microsoft quanto a isso não ajudam. Além disso, muitos softwares projetados para o Windows 10 ainda não funcionam no sucessor, portanto certas empresas recomendam não migrar.

É provável que as constantes atualizações e correções de bugs passem uma imagem de mais confiança sobre o sistema. Novos dispositivos devem chegar ao mercado com o sistema embarcado, fato importante para popularizar o acesso. Mais novidades sobre o Windows 11 devem ser exibidas no Microsoft Build 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: AdDuplex