Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 prepara revolução para sistema de widgets

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Abril de 2022 às 16h36

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft apresentou uma opção para visualizar o painel de widgets em modo tela cheia no Windows 11. O recurso foi brevemente exibido no evento focado em trabalho híbrido realizado nesta terça-feira (5).

No modelo atual, os widgets ficam posicionados na parte esquerda da tela e sobre a Barra de Tarefas. O espaço fica a maior parte do tempo escondido, mas é ampliado com o usuário toca no botão para ver informações sobre o clima, notícias ou indicadores econômicos.

Continua após a publicidade

Já no vídeo exibido, é possível notar a capacidade de maximizar o painel para ocupar a tela inteira, inclusive sobre a área de trabalho e outros programas em execução. Essa mudança permitiria adicionar ainda mais utilitários que tradicionalmente ficam de fora pela falta de espaço.

Outra mudança aparente seria o suporte a duas contas simultâneas: uma pessoal e outra de trabalho. Pelo sistema atual, o painel já exibe conteúdo distintos conforme o tipo de conta de modo automatizado. Com a novidade, seria possível carregar widgets das duas contas, sem precisar de fazer alternância.

Contas pessoas têm configurado por padrão widgets de previsão do tempo, fotos do OneDrive, placares esportivos e notícias sobre assuntos do seu interesse. Já nas contas corporativas, o foco é oferecer arquivos recentes da organização, tarefas pendentes, ferramentas de rotina de trabalho e atalhos para o Microsoft Teams.

Mais informações para quem divide PC

Continua após a publicidade

Isso pode ser útil para quem usa um único computador para lazer e atividades profissionais, em home office ou trabalho híbrido. Você poderá checar o recebimento de um novo e-mail enquanto se atualiza sobre seus investimentos na bolsa ou vê as novidades sobre o seu time do coração.

Ainda não está claro se será possível configurar exatamente o que será exibido e o posicionamento. No vídeo mostrado, os assuntos de trabalho ficavam posicionados à esquerda, enquanto os temas pessoais eram localizados no canto direito.

A Microsoft não anunciou uma data de quando o novo painel de widgets será liberado para o usuário. O que se sabe é que os testadores beta do Windows Insider devem receber primeiro para oferecer feedback sobre eventuais problemas. Há uma boa chance de algo ser anunciado no evento de desenvolvedores Microsoft Build 2022, previsto para maio.

Fonte: Microsoft