Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Petição exige que Microsoft estenda o suporte ao Windows 10

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Outubro de 2023 às 18h03

Link copiado!

Divulgação/2023583/Pixabay
Divulgação/2023583/Pixabay
Tudo sobre Microsoft

Uma petição movida pela associação Public Interest Research Group (PIRG) solicita à Microsoft a extensão do suporte ao Windows 10 para além do prazo estabelecido de outubro de 2025. O documento, intitulado “Não deixe milhões de computadores para trás”, é endereçado ao CEO da companhia Satyn Nadella e destaca o impacto ambiental que essa decisão pode provocar.

O texto sugere que o fim do suporte ao Windows 10 pode causar o maior descarte de computadores da história e impedir a Microsoft de alcançar suas metas de sustentabilidade.

“Todo software chega a um ponto em que não ganha mais suporte, mas quando as consequências para o nosso ambiente são tão grandes, não podemos aceitar”, escreve a associação de proteção aos consumidores.

Continua após a publicidade

Computadores obsoletos

Segundo a carta do PIRG, cerca de 40% dos aparelhos em uso atualmente ficarão obsoletos pois não possuem os requisitos de hardware necessários para atualizar para a nova versão do sistema operacional.

Uma das condições para instalar o Windows 11 está a necessidade de ter um chip TPM (Trusted Platform Module) 2.0 — o que já impede que o SO rode em máquinas um pouco mais antigas.

Essa exigência também explica a lenta adesão ao novo sistema operacional da Microsoft. Dados de outubro revelam que o Windows 10 ainda lidera entre as versões instaladas do SO, presente em 70% dos computadores, enquanto o Windows 11 soma pouco mais de 25%.

Fim do suporte ao Windows 10

O fim do suporte encerra as atualizações de segurança do sistema operacional e deixa os PCs mais vulneráveis a ataques. Isso significa que os computadores podem ficar inoperáveis, e seu uso não é mais recomendado para a realização de tarefas básicas.

O prazo dado ao Windows 10 está dentro do padrão de cerca de 10 anos de suporte oferecido pela Microsoft. No entanto, versões populares do SO — como o Windows 7 — ganharam uma extensão de suporte para atender aos consumidores.

Continua após a publicidade

A petição do PIRG apela para esses mesmos direitos de interesse público e critica o fim do suporte como uma ação “injusta para os clientes que esperam que seus aparelhos caros durem”.

É possível assinar a petição no site da associação em pirg.org/take-action.