Petição exige que Microsoft estenda o suporte ao Windows 10
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
Uma petição movida pela associação Public Interest Research Group (PIRG) solicita à Microsoft a extensão do suporte ao Windows 10 para além do prazo estabelecido de outubro de 2025. O documento, intitulado “Não deixe milhões de computadores para trás”, é endereçado ao CEO da companhia Satyn Nadella e destaca o impacto ambiental que essa decisão pode provocar.
- Não dá mais para atualizar os Windows 7 e 8 para o Windows 11 de graça
- Windows 11 alcança 400 milhões de usuários, revela vazamento
O texto sugere que o fim do suporte ao Windows 10 pode causar o maior descarte de computadores da história e impedir a Microsoft de alcançar suas metas de sustentabilidade.
“Todo software chega a um ponto em que não ganha mais suporte, mas quando as consequências para o nosso ambiente são tão grandes, não podemos aceitar”, escreve a associação de proteção aos consumidores.
Computadores obsoletos
Segundo a carta do PIRG, cerca de 40% dos aparelhos em uso atualmente ficarão obsoletos pois não possuem os requisitos de hardware necessários para atualizar para a nova versão do sistema operacional.
Uma das condições para instalar o Windows 11 está a necessidade de ter um chip TPM (Trusted Platform Module) 2.0 — o que já impede que o SO rode em máquinas um pouco mais antigas.
Essa exigência também explica a lenta adesão ao novo sistema operacional da Microsoft. Dados de outubro revelam que o Windows 10 ainda lidera entre as versões instaladas do SO, presente em 70% dos computadores, enquanto o Windows 11 soma pouco mais de 25%.
Fim do suporte ao Windows 10
O fim do suporte encerra as atualizações de segurança do sistema operacional e deixa os PCs mais vulneráveis a ataques. Isso significa que os computadores podem ficar inoperáveis, e seu uso não é mais recomendado para a realização de tarefas básicas.
O prazo dado ao Windows 10 está dentro do padrão de cerca de 10 anos de suporte oferecido pela Microsoft. No entanto, versões populares do SO — como o Windows 7 — ganharam uma extensão de suporte para atender aos consumidores.
A petição do PIRG apela para esses mesmos direitos de interesse público e critica o fim do suporte como uma ação “injusta para os clientes que esperam que seus aparelhos caros durem”.
É possível assinar a petição no site da associação em pirg.org/take-action.