Windows 11 tem adesão lenta mais de um ano após lançamento
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

Um ano e meio após o seu lançamento, o Windows 11 segue com baixa adesão entre os usuários — apenas 1 em cada 5 computadores Windows tem a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft.
- Como atualizar o computador para o Windows 11
- Windows 11: veja os requisitos para instalar o sistema no seu PC
Um gráfico divulgado pela Statcounter sobre as versões instaladas desse sistema em nível mundial revela que o Windows 11 alcançou 20,95% do mercado ao final de março, enquanto o Windows 10 está instalado em 73,46% dos computadores.
Em comparação, o Windows 10 somava 33% de adesão pelo público da Microsoft ao completar um ano e meio de operação.
Fim do suporte ao Windows 7
O Windows 11 vem crescendo cerca de 1% ao mês desde o encerramento do suporte ao Windows 7, em janeiro, que obrigou muitos usuários a aposentar ou atualizar suas máquinas.
Apesar disso, foi o Windows 10 que teve maior adesão nesse período, pulando de 68% para 73% de instalação entre computadores com algum sistema da Microsoft de janeiro para fevereiro.
Uma das razões que pode explicar a adoção lenta ao Windows 11 são os requisitos mínimos do sistema. A necessidade de ter um chip TPM (Trusted Platform Module ) 2.0, por exemplo, impede a instalação dessa versão em máquinas um pouco mais antigas.
Enquanto isso, o Windows 7 está em rápido desuso desde o fim do suporte: dos 11,2% de mercado em dezembro, foi para 9,55% em janeiro, 5,34% em fevereiro e 3,73% em março.
No Brasil, o Windows 11 aparece em 18,64% dos computadores com algum sistema operacional da Microsoft ao final de março. O Windows 10 domina o segmento com 77,88%, enquanto o Windows 7 soma 2,14% de presença no território brasileiro.
Fonte: Statcounter