Publicidade

Windows 11 tem adesão lenta mais de um ano após lançamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Abril de 2023 às 15h00

Link copiado!

Microsoft/Reprodução
Microsoft/Reprodução
Tudo sobre Microsoft

Um ano e meio após o seu lançamento, o Windows 11 segue com baixa adesão entre os usuários — apenas 1 em cada 5 computadores Windows tem a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft.

Um gráfico divulgado pela Statcounter sobre as versões instaladas desse sistema em nível mundial revela que o Windows 11 alcançou 20,95% do mercado ao final de março, enquanto o Windows 10 está instalado em 73,46% dos computadores.

Em comparação, o Windows 10 somava 33% de adesão pelo público da Microsoft ao completar um ano e meio de operação.

Continua após a publicidade

Fim do suporte ao Windows 7

O Windows 11 vem crescendo cerca de 1% ao mês desde o encerramento do suporte ao Windows 7, em janeiro, que obrigou muitos usuários a aposentar ou atualizar suas máquinas.

Apesar disso, foi o Windows 10 que teve maior adesão nesse período, pulando de 68% para 73% de instalação entre computadores com algum sistema da Microsoft de janeiro para fevereiro.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Uma das razões que pode explicar a adoção lenta ao Windows 11 são os requisitos mínimos do sistema. A necessidade de ter um chip TPM (Trusted Platform Module ) 2.0, por exemplo, impede a instalação dessa versão em máquinas um pouco mais antigas.

Enquanto isso, o Windows 7 está em rápido desuso desde o fim do suporte: dos 11,2% de mercado em dezembro, foi para 9,55% em janeiro, 5,34% em fevereiro e 3,73% em março.

No Brasil, o Windows 11 aparece em 18,64% dos computadores com algum sistema operacional da Microsoft ao final de março. O Windows 10 domina o segmento com 77,88%, enquanto o Windows 7 soma 2,14% de presença no território brasileiro.

Fonte: Statcounter