Publicidade

5 motivos para USAR o Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Ricardo Resende/Unsplash
Ricardo Resende/Unsplash

É muito fácil associar os computadores com o Windows: o sistema operacional existe desde 1983 e se tornou uma opção muito comum em casas e escritórios ao longo das décadas. Apesar da concorrência de macOS e Linux, o SO da Microsoft ainda domina o segmento.

De acordo com o site Statista, 70,39% dos computadores no mundo usam alguma versão do Windows em 2023. Além do sucesso comercial, a Microsoft justifica a presença no topo ao criar um sistema versátil e intuitivo.

5 motivos para usar o Windows

Continua após a publicidade

Se você quer trocar de computador e ainda tem dúvidas sobre qual sistema operacional usar, veja cinco fatores a favor do uso do Windows:

5. Compatível com (quase) tudo

A imensa maioria dos softwares para computador é desenvolvida pensando na compatibilidade com o Windows, então há uma oferta muito variada de aplicativos para o sistema operacional. Se você precisa de algum programa específico no dia a dia, é muito provável que exista uma versão disponível para o PC, enquanto a compatibilidade pode ser reduzida nos outros SOs.

Continua após a publicidade

É claro que existem exceções, como o Final Cut Pro no macOS e o Rhythmbox no Linux, mas a maior concentração de apps está no sistema da Microsoft. Além disso, vale lembrar que o Windows 11 tem compatibilidade com aplicativos do Android.

4. Fácil de usar

A experiência do usuário é um fator muito consistente na evolução do Windows: quem usou o XP ainda consegue abrir um computador com Windows 11 e executar funções básicas sem uma grande curva de aprendizado. A Microsoft fez grandes mudanças na interface com a chegada da versão 11, mas muitos caminhos no PC ainda são muito parecidos com o passar dos anos.

A popularidade do Windows também contribui com esse sucesso: é provável que o sistema seja usado em computadores de trabalho, escola ou faculdade, o que torna suas funções mais amigáveis para pessoas de diferentes idades e níveis de conhecimento, além de servir como a primeira experiência de aprendizado num computador em muitos vasos.

Continua após a publicidade

3. Muitas opções de personalização

Quando a comparação envolve Windows e macOS, o sistema da Microsoft leva muita vantagem nas opções de personalização, principalmente na parte visual. A interface do Windows pode ser customizada com widgets, aplicativos que substituem a área de trabalho e papéis de parede dinâmicos — você pode até usar uma skin que deixa o PC com a interface do macOS, por exemplo.

É importante pontuar que isso vale muito para a parte visual, mas deixa a desejar em outros aspectos do Windows, como os bloatwares (aplicativos instalados na configuração de fábrica). Nesse caso, a maioria das distro Linux oferece maior liberdade para remover apps e alterar a interface.

Continua após a publicidade

2. A melhor solução para PC gamers

Se você quer jogar no computador, não precisa pensar muito para decidir: o Windows é a melhor opção. A diferença de jogos compatíveis com Windows e com outros sistemas operacionais é imensa porque quase toda versão de jogo para computador é feita pensando no sistema da Microsoft, principalmente os títulos AAA, disponíveis nos consoles de última geração.

A presença de portáteis como o Steam Deck, que usa um sistema com base no Linux, até pode mudar essa situação no futuro, mas o segmento dos games para computador ainda é dominado pela Microsoft.

Continua após a publicidade

Além disso, o Windows é o sistema operacional com a maior compatibilidade para periféricos. É possível usar um headset ou um mouse e acessar um aplicativo para configurar o dispositivo no computador, por exemplo, algo que nem sempre é possível em plataformas rivais.

1. Você encontra ajuda rapidamente

Esse ponto é mais uma consequência da popularidade do sistema da Microsoft. Caso você tenha uma dúvida ou encontre um erro no Windows, pode encontrar as soluções com muita facilidade pesquisando na internet. Há uma infinidade de tutoriais e vídeos de ajuda feitos pela própria comunidade, além dos materiais oficiais da empresa.

Às vezes, um erro no macOS ou no Linux podem exigir uma pesquisa maior (e até mais conhecimento técnico) para encontrar a resposta.

Continua após a publicidade

Tudo tem um outro lado

É claro que o produto da Microsoft não é um sistema operacional perfeito e sem falhas — existem outros aspectos em que os concorrentes levam vantagem. Com isso em mente, você pode conferir os cinco motivos para NÃO usar o Windows.