Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Cortana no Windows? | 4 dicas para usar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Dezembro de 2022 às 10h30

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Cortana é a assistente pessoal criada pela Microsoft para ajudar pessoas a terem mais produtividade e ganhar tempo em tarefas corriqueiras no computador. Se você não está habituado a usá-la, confira mais sobre como ela funciona e quatro dicas para aproveitar as suas principais funcionalidades.

Como a Cortana funciona

A Cortana está integrada ao sistema operacionalWindows 10 (e superiores) e faz parte do conjunto de recursos da Microsoft para facilitar o uso do computador. Assim como as assistentes virtuais de outras plataformas, a Cortana conta com uma série de funções para usuários que utilizam o computador no dia a dia, como:

Continua após a publicidade
  • Gerenciar o calendário e agenda;
  • Utilizar o Microsoft Teams para reuniões e descobrir próximos encontros virtuais;
  • Criar listas, alarmes e lembretes;
  • Localizar dados do computador e outras informações;
  • Abrir aplicativos.

Para acessar a Cortana, basta abrir o menu iniciar e pesquisar pela assistente pessoal na caixa de pesquisa. Então, abra a ferramenta e faça o login com sua conta da Microsoft. Após essa etapa, digite no campo de pesquisa ou clique no ícone de microfone para fazer uma solicitação.

Dicas para utilizar a Cortana

1. Realize solicitações em linguagem natural

O avanço da tecnologia de reconhecimento de voz permite que as assistentes virtuais reconheçam o contexto de solicitações. Assim, você não precisa detalhar profundamente um pedido à Cortana, basta dizer que deseja, por exemplo, enviar um e-mail para Thiago Furquim. A assistente irá verificar o nome em seus contatos e encontrar os dados da pessoa que você deseja enviar uma mensagem.

2. Crie e gerencie lembretes

Criar lembretes é uma das solicitações mais úteis e simples que você pode fazer à Cortana. Dessa forma, você evita perder compromissos importantes e pode se programar para eventos futuros.

Continua após a publicidade

Para pedir à assistente que crie um lembrete, basta falar ou digitar sobre o que você quer ser lembrado, como "criar um lembrete para uma reunião no Google Meet, às 15 horas, na sexta-feira". Pronto! Agora, seu computador vai registrar o evento no calendário com a data, hora e detalhes do acontecimento.

Após definir um lembrete e for a hora de alertá-lo para fazer algo, o aviso não virá pela Cortana — ele é enviado com uma notificação do sistema operacional. Isso significa que você não precisa ficar o tempo todo com o aplicativo aberto para ser lembrado de compromissos.

3. Gerencie o Google Agenda com a Cortana

Se você utiliza o Google Agenda para manter seus compromissos em dia, pode usar o Cortana para criar e gerenciar eventos no aplicativo. Essa integração pode ser bastante conveniente para pessoas que preferem utilizar apenas um app para organizar seu dia.

Continua após a publicidade

Para começar, é preciso integrar a sua conta do Google no Windows. Siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo Calendário no Windows;
  2. Clique no botão "Configurações";
  3. Selecione "Gerenciar contas" e clique em "Adicionar conta";
  4. Escolha o Google e siga as instruções na tela.

Agora, seu calendário do Windows estará integrado ao Google Agenda e todas as informações serão sincronizadas entre os aplicativos. Então, você poderá usar a Cortana para criar eventos e vê-los diretamente em seu celular ou outro dispositivo.

Continua após a publicidade

4. Faça pesquisas diversas

Além de realizar tarefas práticas, a Cortana também consegue responder a diversas perguntas e apresentar respostas informativas e educativas. Por exemplo, você pode perguntar "Qual o perigo das fake news?", ou "Onde fica o estado de São Paulo?". O mecanismo de pesquisa da assistente é integrado ao Bing, que envia o resultado de pesquisas e lê e/ou exibe informações do primeiro resultado de busca.