OPPO anuncia headset AR/VR para desenvolvedores
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

Durante a Augmented World Expo (AWE) 2023, a Oppo apresentou a sua próxima novidade no mercado de dispositivos de realidade mista (MR) — ou seja, aqueles que unem funcionalidades da realidade virtual (VR) e aumentada (AR) — assim como o recém-anunciado Apple Vision Pro. Trata-se do seu novo headset voltado para desenvolvedores, o MR Glass.
- Usuários do Apple Vision Pro terão que pagar mais caro por lentes de grau
- Apple Vision Pro: os óculos de Realidade Aumentada para ricos
O produto tem o Snapdragon XR2 Plus como principal componente de desempenho, em uma plataforma desenvolvida especificamente para dispositivos MR. Trata-se do chip mais avançado da Qualcomm para headsets do tipo, com aparição também no Quest Pro, da Meta.
Além disso, suas especificações ainda incluem um conjunto de lentes “panqueca”, telas com taxas de atualização a 120 Hz, duas câmeras frontais RGB, e tecnologia Binocular VPT de passagem de vídeo.
Algumas funções adicionais do headset também foram destacadas, como o suporte para detecção de batimentos cardíacos, que pode ser útil em uma série de novas aplicações. Há ainda a compatibilidade com carregamento rápido por meio da solução SuperVOOC, semelhante ao que é visto em diversos smartphones da marca.
O headset será disponibilizado como parte do kit de Snapdragon Spaces, voltado para desenvolvedores na China. De acordo com a marca, o objetivo é encontrar os limites da tecnologia MR, já que a empresa antecipa um aumento da adoção das soluções do tipo em um futuro próximo.
Além dos óculos, o conjunto do produto também inclui dois controles sem fio, parecidos com os do PS VR 2 ou da linha Quest, por exemplo. Portanto, trata-se de uma solução diferente em relação ao que é visto no recém lançado Apple Vision Pro, que é controlado por meio de gestos, do olhar e da voz.
A princípio, a distribuição do produto acontecerá apenas por meio do programa EnlightXR, a partir do segundo semestre de 2023. A OPPO não divulgou qualquer previsão relacionada a vendas de uma suposta versão comercial do headset.