Publicidade

Toyota compra empresa de software e prepara entrada no setor de carros autônomos

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Setembro de 2021 às 08h15

Link copiado!

Divulgação/Toyota Charlotte
Divulgação/Toyota Charlotte
Tudo sobre Toyota

A Toyota não quer ficar para trás e, de olho na movimentação dos concorrentes no segmento dos carros autônomos, também resolveu se mexer para não perder mercado no futuro. Nesta terça-feira (28), a montadora japonesa anunciou que a Woven Planet Holdings, subsidiária da marca no Vale do Silício, fechou a compra da Renovo Motors.

A empresa é especializada em software de sistema operacional automotivo, e a aquisição faz parte do plano da Toyota de investir na tecnologia para carros autônomos e, futuramente, projetar software e sistemas operacionais para que outras montadoras também possam utilizá-los.

“A aquisição da Renovo apoia o trabalho da Woven Planet na transformação da mobilidade mundial. Uma parte fundamental na entrega de nossa visão 'Mobilidade para Amar, Segurança para Viver' é habilitar os veículos mais programáveis ​​do planeta”, comentou Nikos Michalakis, vice-presidente sênior de plataforma de software, Woven Planet Holdings.

Continua após a publicidade

Segundo o executivo, isso poderá ser feito abrindo a programação do veículo para todos, simplificando o software e aumentando a frequência de implantação sem comprometer a segurança e proteção: ”A adequação técnica e cultural não poderia ter sido melhor e todos nós estamos ansiosos para trazer nossa experiência e tecnologia juntas para impulsionar uma nova era da tecnologia automotiva”.

Corrida contra o tempo

A Toyota chegou a ter uma experiência com carros autônomos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, mas precisou suspender os testes após um atleta ter sido ferido por um dos veículos em um acidente. Agora, a ideia com a compra da Renovo é acelerar ao máximo a implementação da nova tecnologia para entrar no mercado em pé de igualdade com Tesla, Apple e outras empresas que vêm trabalhando neste segmento.

Continua após a publicidade

Segundo a Toyota, a aquisição adicionará profundidade aos recursos da Woven Planet, particularmente para Arene, a plataforma de desenvolvimento de veículos abertos da empresa, e em três frentes:

  1. Reforçando sua equipe de elite com engenheiros de primeira linha, que têm profundo conhecimento na construção de uma pilha completa de infraestrutura de veículos definida por software;
  2. Fornecendo uma plataforma e um software que comprovadamente funcionam em várias plataformas de fabricantes de equipamentos originais (OEM), bem alinhados com o objetivo de estabelecer um sistema operacional independente de hardware;
  3. Trazendo um ecossistema de tecnologia robusto e estabelecido de parceiros da indústria.
Continua após a publicidade

“Estamos maravilhados com o que a equipe do Woven Planet vem construindo, e estamos entusiasmados em nos juntar a eles na criação de soluções de mobilidade que irão realmente beneficiar a humanidade. Estamos unidos em torno de um objetivo único, que é o de conectar o software mais onipresente e a tecnologia automotiva na indústria”, resumiu Christopher Heiser, CEO da Renovo Motors.

Fonte: Automotive World, Toyota